A Escola de Enfermagem da UFMG teve dois trabalhos premiados em 1º lugar no 12º Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) e VI Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (CIEON), realizados em Brasília, de 28 de novembro a 01 de dezembro. Os eventos, que contaram com a participação de professores, alunos da graduação e da Pós- Graduação da Residência em Enfermagem Obstétrica da EEUFMG, foram promovidos pela ABENFO Nacional e organizados pela ABENFO Distrito Federal e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).
O trabalho “Modelos de Atenção ao Parto e Nascimento: comparação de resultados Maternos e Neonatais entre um Centro de Parto Normal e Hospitais SUS no Brasil” ganhou o 1º lugar do Prêmio Maria de Lourdes Garcia de Andrade destinado ao melhor trabalho classificado e apresentado na área da Saúde da Mulher. É de autoria da professora da EEUFMG Nágela Cristine Pinheiro Santos e dos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca: Mariza Miranda Theme Filha e Geraldo Marcelo da Cunha.
O objetivo do trabalho foi analisar o efeito de dois modelos assistenciais (Centro de Parto Normal – CPN e hospitais da pesquisa “Nascer no Brasil”) nas intervenções durante o trabalho de parto e parto, e suas implicações nos desfechos maternos e neonatais entre mulheres de baixo risco na região Sudeste. “No estudo mostramos diferenças importantes em relação ao modelo de cuidado ao parto e nascimento, evidenciando uma assistência mais intervencionista e não baseada em boas práticas, entre mulheres e RN que tiveram assistência no hospital, em comparação com as do CPN. Os resultados tornam-se ainda mais relevantes por se tratar de mulheres de baixo risco obstétrico”. O estudo faz parte da Tese defendida em 2018 com um nº amostral representativo. Há escassez de estudos comparativos dos Modelos de Atenção ao Parto e Nascimento no Brasil. Outro destaque neste estudo foi a tentativa de estabelecer relações causais utilizado o Escore de Propensão. Essa técnica aproximou os resultados aos de um estudo experimental, tornando os grupos comparáveis e as estimativas mais robusta, explicou a professora Nágela.
A professora Nágela Santos e a enfermeira obstétrica Laysi Pêgo
O trabalho “Ultrassonografia como ferramenta na consulta de Enfermagem no Planejamento Sexual e Reprodutivo” foi classificado em 1º lugar no Prêmio Maria Antonieta Rubio Tyrrel destinado ao melhor trabalho na forma de e-pôster. É também de autoria da professora Nágela Cristine Pinheiro Santos, da enfermeira obstétrica do Centro de Parto- Luz de Candeeiro Brasília Laysi Pêgo de Souza e dos enfermeiros obstétricos do Hospital Sofia Fedman: Kelven Ferreira dos Santos, Larissa Amaral de Alípio, Ana Paula Lage Guimarães Vallerini.
Teve como objetivo avaliar o uso da ultrassonografia (US) como ferramenta para revisão de DIU durante as consultas de Enfermagem. “Concluímos que a US na consulta de enfermagem no planejamento reprodutivo é resolutiva, segura e precisa para a assistência de mulheres, além de fortalecer a prática da enfermagem obstétrica”, relatou a professora.
Sobre os eventos
O XII COBEON e o VI CIEON tiveram como finalidade contribuir para o crescimento da Enfermagem Obstétrica e Neonatal por meio da vida associativa, fortalecendo o especialista e a especialidade, ampliando o acesso à informação e organizando as Seccionais da ABENFO para uma atuação mais participativa nas questões que envolvem aspectos éticos, políticos, técnicos e científicos referentes à obstetrícia e neonatologia em nosso país.
