Número |
288 |
Aluno |
Enilmar da Cunha de Carvalho |
Orientador |
Maria Flávia Gazzinelli Bethony |
Linha de Pesquisa |
Prevenção e Controle de Agravos à Saúde |
Título da defesa |
Representações sociais de docentes de enfermagem de instituições de educação superior sobre promoção à saúde |
Data da defesa |
27/11/2009 |
Banca Examinadora |
Profª. Drª Maria Flávia Carvalho Gazzinelli ((Esc.Enf/UFMG)) Profª. Drª. Kênia Lara Silva ((Esc.Enf/UFMG)) Profª. Drª. Nadja Cristiane Lappann Botti ((Universidade Federal de São João Del-Rei)) |
Resumo |
Trata-se de um estudo fundamentado na Teoria das Representações Sociais desenvolvida de acordo com o referencial teórico-metodológico da Teoria do Núcleo Central. Teve por objetivo analisar as representações sociais de docentes de enfermagem de Instituições de Educação Superior sobre promoção da saúde. A pesquisa de campo foi realizada com docentes de Enfermagem de três cursos de graduação em Enfermagem de Instituições de Educação Superior Privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, tendo como sujeitos 124 docentes de enfermagem em um universo de 180, distribuídos em três cursos de graduação em Enfermagem privados. Para o levantamento dos dados, foram realizadas coletas de evocações livres sob a forma de questionário, em que foi solicitado aos sujeitos que escrevessem rapidamente 5 (cinco) palavras ou expressões que lhes vinham imediatamente à lembrança a partir do estímulo auditivo do termo indutor "Promoção da Saúde". A análise do material coletado através da evocação livre foi feita pela técnica do quadro de quatro casas, criado por Pierre Vergès, e o tratamento dos dados coletados foi realizado através do Software Ensemble de Programmes Permettant l'Analyse des Évocations (EVOC) versão 2003, a partir da construção do corpus de análise. O material foi, então, tratado pelo Software EVOC 2003, que calculou para cada corpus do termo indutor "promoção da saúde", a frequência simples de cada palavra evocada, as ordens médias de cada palavra e a média das ordens médias de evocação e, ao final, gerou as informações dos quadrantes que foram montados pelo pesquisador no quadro de quatro casas. Os resultados apontam para relações de permanência e mudança deste grupo social com o paradigma da promoção da saúde, e ora sua relação com o modelo de saúde tradicional fragmentado e ora com o modelo integral, plural e ampliado de saúde. Percebeu-se que a promoção da saúde se insere na evolução histórica e prática do trabalho em saúde, das políticas públicas e de alguns modelos pedagógicos em saúde. Constatou-se, que prevenção/educação representa aquilo que é consensual no grupo pela homogeneidade das evocações e forte presença no quadrante superior esquerdo do conjunto dos docentes e nas variáveis. Entre estes se destaca o termo prevenção. As dimensões empíricas constituídas pelos docentes parecem apontar uma relação mais próxima do modelo biomédico. Na maioria dos professores, a representação social organiza-se em torno de um possível núcleo central cujo enfoque recai na perspectiva do modelo curativista e do modelo pedagógico diretivo voltado para a prevenção de doenças. Essa ideia, presente nos elementos prevenção reforçado pelos termos política e assistência, se ancora nos pressupostos do sanitarismo campanhista, modelo predominante no início do século XX. A promoção da saúde continua objetivando a prevenção da doença através da transmissão de informações relativas à higiene e hábitos considerados saudáveis e sob influência do saber técnico-científico. Há outra dimensão presente que se refere à valorização do conhecimento científico do profissional, representado pelos elementos padronizados como educação, reforçada por política e assistência que parece ancorar-se no modelo médico-assistencial privatista que prioriza uma assistência em saúde especializada, individual e curativa. Entretanto, há também apontamentos que parecem aproximar-se do ideário do paradigma da promoção da saúde presente nos termos educação, abordagem-coletiva, cuidado, qualidade-vida e determinantes, presente também principalmente em determinados grupos, como os de docentes que trabalham conteúdos da atenção básica dos serviços de saúde. Demonstra-se, então, que, apesar de lento, há aproximações de mudanças na relação de promoção da saúde com o conceito ampliado de saúde. |
Abstract |
|
Palavras-chave |
Docentes, Enfermagem, Promoção da saúde, representações sociais |
Dissertação no formato PDF |