Calendário

Maio 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Perguntas frequentes

Este manual foi elaborado com o propósito de sanar as dúvidas mais frequentes que chegam ao Colegiado de Graduação em Enfermagem da UFMG.

O objetivo principal é fornecer informações para que os alunos consigam solucionar suas demandas diretamente com os setores responsáveis, agilizar os processos e fortalecer a autonomia das relações. Além disso, pretende-se otimizar o trabalho da secretaria e da coordenação do Colegiado e contribuir para o seu bom funcionamento.

Importantíssimo: Toda vez que o aluno enviar um e-mail para o Colegiado, ou aos demais setores da UFMG, é fundamental informar o nome completo e o número de matrícula. Essas informações são essenciais para facilitar e agilizar todo o processo.

01- O que é o Plano de Estudos?
O plano de estudos é como uma prévia de como o estudante pretende organizar sua matricula para cada semestre letivo. Assim, ele visa apoiar o aluno no planejamento e no acompanhamento de sua trajetória acadêmica na UFMG. Ademais, reflete a versão e o percurso curricular de vinculação do aluno e é organizado em semestres cursados, em curso e a cursar. A sua realização não é obrigatória. Além disso, o estudante pode organizar o plano de estudos de uma forma e realizar a matricula de outra maneira. Contudo, a realização do plano de estudos é relevante porque a Universidade usará as informações do plano de estudos para prever melhor a demanda de vagas para as turmas das atividades acadêmicas, visando a otimizar o processo de matrículas. Também é uma forma do aluno já ir organizando e planejando os semestres seguintes. Por fim, normalmente, os alunos que realiza o plano de estudos costumam ter mais garantia de conseguir vaga nas disciplinas (principalmente, as que possuem alta demanda) do que os que não fazem. Uma vez que ele já teria demonstrado interesse em cursar a disciplina, ao inseri-la em seu plano de estudos. Desse modo, apesar de não ser obrigatório, recomenda-se a sua realização. Todo semestre a UFMG envia e-mail a todos os estudantes informando sobre o prazo e concedendo orientações sobre como efetuar a reformulação do plano de estudos.

02-Como saber os horários e datas de oferta das disciplinas obrigatórias e optativas do curso em cada semestre?
Próximo ao período de matrículas para o semestre seguinte, o Mapa de Oferta é divulgado pelo Colegiado a todos os alunos por e-mail, e é disponibilizado na página do curso, que fica no site da Escola de Enfermagem da UFMG, na aba “Mapa de ofertas e Calendário Acadêmico”.

03-Quando acontece as fases da matrícula?
Pelo Calendário Acadêmico da UFMG o aluno fica a par dos prazos das quatro fases da matrícula, que acontece pelo SIGA.

04-Como acontece as fases da matrícula?
Na página do curso, que fica no site da Escola de Enfermagem da UFMG, o aluno encontrará em "Matrícula" o link para o Manual de Matrícula da UFMG, além das informações sobre os ajustes manuais na matrícula pelo Colegiado.

05-Como funciona o processo de Reopção de Curso?
O discente deve ficar atento aos prazos divulgados no Calendário Acadêmico da UFMG, e pode se inteirar sobre este processo na página eletrônica do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG e pelo contato de e-mail: info@drca.ufmg.br

06-Como funciona o processo de Transferência?
O aluno pode se inteirar sobre este processo na página eletrônica do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG e pelo contato de e-mail: info@drca.ufmg.br

07-Como funcionam os processos de Aproveitamento de Estudos, Flexibilização Curricular e Mudança de Percurso Curricular?
Os requerimentos de aproveitamentos de estudos e flexibilização curricular estão sendo recebidos por e-mail em período determinado e divulgado por e-mail aos alunos. O aluno pode se informar sobre estes processos nas resoluções disponíveis no site da Escola de Enfermagem, na aba “Resoluções do Colegiado”. Informações sobre o percurso curricular do Curso de Enfermagem podem ser obtidas na página do Curso, na aba “Apresentação”.

08-Qual o prazo para solicitação de Trancamento Total e Parcial de matrícula no semestre?
Estes prazos estão definidos no calendário acadêmico da UFMG.

09- Quais tipos de trancamentos são possíveis fazer?
*Trancamento total de matrícula: "§ 1º O trancamento total de matrícula é conceituado como o deferimento de solicitação do estudante para não desenvolver nenhuma atividade acadêmica curricular em um período letivo." (Art.95, NGG)
**Trancamento parcial de matrícula: "§ 2º O trancamento parcial de matrícula é conceituado como o deferimento de solicitação do estudante para não desenvolver as atividades referentes a uma determinada atividade acadêmica curricular na qual tenha se matriculado." (Art.95, NGG).
Obs.: O sistema irá solicitar a inclusão de um arquivo como justificativa, basta você criar um documento em word/pdf descrevendo a justificativa e incluir no requerimento.

10-Como faço para solicitar o Trancamento Total ou Parcial de matrícula?
O aluno deve acessar o Siga e clicar no ícone “Meus Requerimentos de Ocorrências”. - Ao acessar o novo ícone o aluno visualiza os seus dados e deve clicar no comando “Criar novo requerimento..., selecionar o tipo de requerimento “Trancamento total de matrícula” OU “Trancamento parcial de matrícula” e clicar no comando “Continuar”. - Depois, o aluno deve preencher os campos obrigatórios e acionar o comando “Enviar o requerimento".

11-Como faço para saber/analisar quanto do curso já cursei e o que ainda preciso cursar?
Estas informações estão no Extrato de Integralização Curricular. O aluno acessa este documento por meio do sistema SIGA na aba “Minhas Matrículas”.

12-Como posso obter esclarecimentos sobre a realização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)?
O aluno pode se informar sobre este processo na página do curso, que fica no site da Escola de Enfermagem da UFMG, na parte “Trabalho de Conclusão de Curso”. O aluno também pode procurar o coordenador da disciplina.

13-Em relação a dificuldade/problemas de acesso ao Moddle e Microsoft Team, quem poderia me auxiliar?
Neste caso, o aluno deve entrar em contato com o Suporte da UFMG por meio do e-mail: suporte@dti.ufmg.br

14-Como fazer para formalizar a realização de um estágio extracurricular?
O aluno deve entrar em contato com o setor de Convênios da Escola de Enfermagem, antes de iniciar o estágio, por meio do e-mail convenio@enf.ufmg.br para realizar esta formalização e ser orientado sobre o termo de compromisso e plano de estudos.

15- Quem pode me responder sobre intercâmbio?
Na UFMG, o setor responsável por intercâmbios é a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Para mais informações acessar: https://www.ufmg.br/dri/

16- Qual o setor responsável por emitir declarações, histórico escolar, marcar a colação de grau e tratar de assuntos de diploma?
O setor responsável é a Seção de Ensino da Escola de Enfermagem da UFMG. Para entrar em contato envie e-mail para: sensino@enf.ufmg.br

17- Como solicitar a carteirinha de acesso aos espaços da UFMG e/ou sanar dúvidas sobre ela?
O setor responsável pela emissão da carteira de acesso da UFMG é Pró-Reitoria de Administração (PRA). O processo de solicitação está sendo feito online e a entrega da carteirinha está ocorrendo em dias específicos na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG.
Orientações: a solicitação deve ser enviada por e-mail para cracha@pra.ufmg.br, com os seguintes dados do aluno:
-Nome completo, CPF, número de registro UFMG.
-Prédio/Unidade
- Foto 3x4 em formato jpg ou png (sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
- Cópia do documento de identificação;
-Selfie portando o documento de identificação.