Calendário

Maio 2026
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
10
11
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto de extensão promove ações de acompanhamento de idosos e pessoas com doenças crônicas na APS

O projeto de extensão “Clínica ampliada como estratégia para a prevenção e seguimento dos usuários com Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde”, criado em agosto deste ano, está desenvolvendo ações de acompanhamento de idosos e apoio ao grupo de combate ao tabagismo no Centro de Saúde Dom Cabral (CSDC), em Belo Horizonte.

O projeto é coordenado pelas professoras do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá, Alexandra Moreira Dias e Tércia Moreira Ribeiro da Silva. “Para captar esses idosos, fizemos um trabalho juntamente com a gerente Heleodora Lamounier Miranda e com os estudantes da disciplina de Atenção Básica do 8° período de Enfermagem, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde da Unidade (ACS). Foram convidados idosos com histórico de polifarmácia e vulnerabilidades físicas, mentais, emocionais e sociais, entre outras, para que pudéssemos estratificar o risco”, explicou a professora Ana Carolina.

A primeira ação do projeto de extensão foi um mutirão que contou com a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde e teve como objetivo identificar e monitorar idosos em situação de vulnerabilidade de forma a promover um cuidado mais direcionado e eficaz. Participaram desta ação as estudantes de graduação em enfermagem Ana Karolina Beraldo, Amanda Alves Carlos Faria de Souza, Anielle Caroline Carneiro, Beatriz do Carmo Veloso de Oliveira e Caroline Marques do Santos Costa.

Atividades coletivas durante o mutirão estratificação de risco dos usuários idosos do CSDC

A professora Ana Carolina ressaltou que a ação também foi uma oportunidade para promover a educação em saúde, com foco na prevenção e cuidado de doenças crônicas não transmissíveis, saúde bucal e adoção de hábitos de vida saudáveis. “A sensibilização dos idosos para temas como prática de atividade física, cessação do tabagismo, uso adequado de medicamentos e prevenção de quedas foi parte fundamental do evento. Realizamos também aferições de glicemia, pressão arterial e avaliação antropométrica. Os idosos que tiveram necessidade de atendimento no momento da avaliação foram encaminhados para atendimento imediato no CSDC e foram agendadas consultas programadas, conforme a necessidade”, explicou.

A estudante Beatriz Oliveira destacou a importância para o aprendizado e de interação com a comunidade. “Foi uma oportunidade única de vincular os pacientes, avaliar e priorizar suas necessidades em saúde”. Segundo Micaelle Sousa Oliveira Costa, farmacêutica da unidade, o trabalho multiprofissional e a integração entre a escola e o serviço de saúde enriqueceu a ação. “Essa colaboração mútua não só traz novas visões sobre como conduzir nosso trabalho, mas fortalece a formação acadêmica e a prática profissional”.

Já Maria Cristina Junqueira, técnica de saúde bucal da equipe do CSDC, agradeceu a oportunidade de colocar o Sistema Único de Saúde (SUS) em prática. “Destaco a participação da comunidade na adesão ao convite, a intersetorialidade da assistência, o empenho e dedicação entre os acadêmicos e a prestação de serviços. É muito gratificante perceber que o SUS está forte! De fato, há espaço para alinhar saberes e fazer o melhor por nossa comunidade. Cada setor, ao desempenhar seu trabalho com responsabilidade, contribui para o sucesso da prestação do serviço. Viva o SUS!”

No momento estão sendo acompanhados pelo projeto 16 idosos, com perspectivas de ampliação para o alcance de mais pessoas. Estão sendo programadas para este público consultas individuais, dinâmicas coletivas, como rodas de conversa e oficinas sobre saúde mental, prevenção de doenças crônicas e a importância de cuidados com a saúde. Segundo os estudantes de enfermagem EEUFMG que compõem a equipe do projeto de extensão, a participação tem sido uma experiência enriquecedora na formação. Para a aluna Raissa Mourão, a iniciativa visa promover educação em saúde de forma eficaz no cuidado. Já o discente Gabriel Soares Damaceno destacou o valor da experiência, devido a oportunidade de maior aproximação da área de Atenção Primária à Saúde e possibilidade de adquirir conhecimentos sobre a saúde do idoso.

A professora Ana Carolina Micheletti também enfatizou que a colaboração entre a equipe de saúde e os estudantes reforça o compromisso com o SUS e com o cuidado integral dos idosos. “Essa abordagem baseada na saúde coletiva reafirma o compromisso com o Sistema Único de Saúde e o cuidado integral e longitudinal da população idosa atendida na Atenção Primária à Saúde”, concluiu.

Combate ao tabagismo
Os participantes do projeto de extensão apoiaram a equipe do Centro de Saúde Dom Cabral no primeiro encontro do grupo de combate ao tabagismo que tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre os malefícios do uso do tabaco e auxiliá-los de maneira acolhedora e informativa no processo de cessar o vício.

O encontro contou com a presença da farmacêutica Micaelle Sousa, da professora Ana Carolina Micheletti, da acadêmica do curso de Nutrição da EEUFMG Gabryela Genuina e contou com a participação de 14 usuários que desejam parar de fumar. A reunião foi marcada por uma palestra com relatos de uma usuária do CSDC, ex-fumante, que havia participado do grupo anterior e relatou seus bons resultados. Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias e dificuldades relacionadas ao abandono do cigarro, criando um ambiente de troca de experiências enriquecedoras e apoio mútuo.

Professora Ana Carolina Micheletti abordando os benefícios de viver sem cigarro durante o encontro com tabagistas

Além disso, materiais educativos foram preparados e distribuídos pela equipe de extensão, que serviram de base para uma dinâmica com os usuários sobre os benefícios de viver livre do cigarro com destaque aos aspectos como a melhora do paladar e a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e dislipidemias. Micaelle destacou a relevância do encontro. “A atividade foi uma forma de sensibilização muito importante para agregar conhecimento e informações para esses usuários que estão nessa caminhada de cessação de tabagismo”.

O projeto conta com a participação de docentes, profissionais de saúde, educação e direito, gestores, estudantes de graduação e pós-graduação: Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá (UFMG), Alexandra Moreira Dias (UFMG), Tércia Moreira Ribeiro da Silva (UFMG), Deborah Carvalho Malta (UFMG), Gabriel Soares Damaceno (UFMG), Bárbara Carrato (UFMG), Gabryela Genuina Aguilar Dutra (UFMG), Marcella Ribeiro da Cunha Peixoto (UFMG), Júlia Matos Martins (UFMG), Elton Junio Sady Prates (UFMG), Guilherme Fonseca Graciano (UFMG), Antonio Tolentino Nogueira de Sá (UFMG), Alanna Gomes da Silva (UFMG), Fabiana Martins Dias de Andrade (UFMG), Évelin Angélica Morais (UFMG), Tatiane da Conceição Ribeiro (UFMG), Edmar Ribeiro (FASEH), Maíra Helena Micheletti Gomide (FórumCCNTs), Patrícia Vieira de Luca (FórumCCNTs/ AHF), Heleodora Lamounier Miranda (CSDC), Silvana Maria Ferreira (CSDC), Neuza Maria Oliveira (CSDC), e Amanda Batista Prates de Araujo (CSDC). Instituições Participantes: Escola de Enfermagem UFMG, Centro de Saúde Dom Cabral (CSDC), Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF), Centro de Ensino Superior de Vespasiano (FASEH), Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil (FórumCCNTs).