Durante o mês de agosto, o Ministério da Saúde promove a campanha “Agosto Dourado” para conscientização sobre a importância da amamentação. Para contribuir nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Escola de Enfermagem da UFMG e o Ambulatório Jenny Faria do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh desenvolvem a atividade extensionista “Agosto Dourado: educação em saúde, apoio e incentivo ao aleitamento materno”. As ações consistem em uma campanha para arrecadar frascos de vidro para o Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da UFMG, que serão utilizados no armazenamento e na pasteurização do leite materno doado, e uma exposição de painéis temáticos nas instituições participantes para educação em saúde sobre os benefícios da amamentação e divulgação de materiais informativos para profissionais de saúde.
Os frascos devem ser de vidro, com boca larga e tampa plástica e podem ser entregues durante o mês de agosto, nos postos de coleta localizados nas portarias de entrada da Escola de Enfermagem da UFMG, Ambulatório Jenny Faria e Hospital das Clínicas da UFMG.
A atividade extensionista é coordenada pelas professoras Márcia Pereira, do Departamento de Enfermagem Aplicada; Rafaela Schreck e Nágela Pinheiro, do Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública, juntamente com as enfermeiras obstétricas Leydiane Ferreira e Adriane Oliveira, do ambulatório Jenny Faria. Conta também com a colaboração de alunas do curso de graduação em Enfermagem, ligantes da LAICCAM (Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres) e residentes do Programa de Enfermagem Obstétrica da UFMG.