O projeto de extensão “Aperfeiçoamento da assistência e da educação em saúde para a população em situação de rua”, coordenado pela professora Giselle Lima de Freitas, está promovendo uma campanha para arrecadar materiais de higiene e beleza: pente, espelho, batom, desodorante, sabonete e absorventes para distribuir para mulheres em situação de rua durante o evento “Rua de Direitos”, que será realizado no dia 15 de junho, no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte. As doações podem ser entregues na caixa disponível no hall de entrada da Escola de Enfermagem da UFMG, até o dia 13 de Junho.
Saúde na rua
O projeto tem como objetivo desenvolver atividades para o aperfeiçoamento da assistência, acolhimento e educação em saúde para pessoas em situação de rua. É desenvolvido em dois Centros de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP) e, mais recentemente, também junto ao Aluguel Solidário. As ações educativas nesses serviços fazem parte do cronograma de atividades local e os integrantes do projeto desenvolvem atividades extensionistas a partir de temas que representam demandas do público como: Tuberculose ; Lesões de pele/Infestações/Higiene e Autocuidado; Hanseníase; Saúde Mental e uso de álcool e outras drogas (redução de danos); Saúde do Homem/Exames de rotina; Infecções sexualmente transmissíveis/AIDS/Uso de preservativo; Saúde da Mulher (gravidez não planejada, métodos contraceptivos e exames de rotina ; Respeito, ética e solidariedade; Saúde do Idoso ; Participação social e Direitos humanos e cidadania. Penso que isso pode ser excluído.
Rua de direitos
O evento “Rua de Direitos” é realizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Núcleo de Voluntariado e do Comitê POP Rua/Jus e diversos apoiadores, como a UFMG, com ofertas de serviços às pessoas em situação de rua. A ação será realizada novamente no Centro de Referência das Juventudes — CRJ, localizado na Rua Guaicurus, n.º 50, ao lado da Praça da Estação.