O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou edital de chamada pública para selecionar e divulgar experiências bem-sucedidas em agricultura urbana e periurbana nos serviços de saúde e assistência social em municípios brasileiros. O "Mapeamento das Experiências da Agricultura Urbana e Periurbana nos Serviços de Saúde e Assistência Social" ficará com inscrições abertas até o dia 31 de maio.
A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação-Geral de Agricultura Urbana e Periurbana (CGAUP), do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (Desau), da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob coordenação da professora Larissa Loures Mendes, do Departamento de Nutrição da EEUFMG e com o apoio da Embrapa Hortaliças.
Os eixos temáticos para a inscrição das experiências são:
- Fortalecimento de práticas integradas em agricultura urbana e periurbana para saúde e assistência social;
- Agroecologia no abastecimento urbano e no combate à insegurança alimentar e nutricional;
- Sustentabilidade ambiental e gestão eficiente de resíduos na agricultura urbana e periurbana.
Poderão participar da chamada: gestores e/ou servidores públicos (esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal) que atuem em setores afins à temática (saúde, educação, assistência social, desenvolvimento rural, agricultura e abastecimento e similares); integrantes de coletivos ou de organizações e associações da sociedade civil, organizações não governamentais que comprovem vínculo com a experiência a ser inscrita; integrantes de grupos de extensão e/ou pesquisa em universidades que comprovem vínculo com a experiência a ser inscrita.
Participe! Sua experiência pode contribuir para a construção de políticas públicas de agricultura urbana e periurbana, para a promoção da saúde, segurança alimentar e nutricional, e sustentabilidade social no Brasil. Mais informações e o edital completo aqui.
(Assessoria de Comunicação do MDS)