Calendário

Maio 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata será marcado com blitz educativa

Nesta sexta-feira, 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata a Escola de Enfermagem da UFMG promove mais uma edição da blitz educativa que tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a prevenção contra o câncer de próstata. 

Laços azuis, cartilha sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e folder de divulgação do aplicativo IUProst® serão distribuídos, entre 13h30 às 16 horas, na entrada principal Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, da Santa Casa BH, próximo aos ambulatórios do HC e nas áreas de descanso dos trabalhadores da manutenção civil do campus Saúde da UFMG.

A professora do Departamento de Enfermagem Básica, Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata, coordenadora da ação, destaca a importância dessa ação educativa: "A blitz educativa está em consonância com a campanha do Novembro Azul 2023 do INCA e do Ministério da Saúde, que chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. O objetivo é trabalhar a promoção da saúde e divulgar informações sobre a saúde do homem, bem como fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação reforça também o compromisso extensionista da universidade pública com a formação acadêmica e sociedade em geral. Enquanto docente, presenciar o engajamento dos estudantes na organização das atividades e o interesse dos homens durante a abordagem é extremamente gratificante. É um momento de diálogo leve e aberto com homens de perspectivas diversas sobre a masculinidade e sexualidade".

blitz com ARQA professora Luciana da Mata e os estudantes em atividade educativa com os funcionários  do Setor de Infraestrutura física do HC-UFMG

O coordenador discente da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LISAE) da EEUFMG, Pablo Klayver Alves da Silva, participou do primeiro dia da Blitz, 9 de novembro e destacou a importância. “Foi espetacular, tive a honra de participar tanto da organização do evento, quanto como participante ativo. Abordar sobre a saúde do homem é um tabu em processo de ruptura, então tivemos que implementar estratégias para chegar a esse público, tanto no processo de divulgação, quanto no processo de abordagem no ato da ação educativa”, afirmou.

Para o estudante, os homens são cheios de estigmas relacionados a seus antepassados, com pré-julgamentos, mas ao mesmo tempo cheio de dúvidas. “Isso faz o nosso trabalho valer a pena, levar informações embasada na ciência para atender essa população que historicamente tem seu cuidado negligenciado por estigma cultural e geracional, com esperança de fato de mudar vidas”, elucidou.

Abordado pelos estudantes da EEUFMG no primeiro dia da Blitz, 9 de novembro, o gari Daniel Rosa ressaltou a importância da campanha. ”É um trabalho muito interessante feitos estudantes e professores. Como cidadão, pai de família e um homem que cuida da saúde, já que gosto de correr, dançar, pedalar e praticar esporte, vejo que é muito importante estarmos falando sobre prevenção e cuidados com a saúde”, disse.

Charles Douglas trabalha no Setor de Infraestrutura Física (SIF) do Hospital das Clínicas da UFMG como meio oficial de eletricista, e comentou sobre a blitz educativa. “É muito interessante, porque dentro do nosso contexto social nós temos muito preconceito e eles esclareceram muitas dúvidas e abriu um leque na nossa mente, de ficar mais atento a nossa saúde”, aponta.
Aplicativo
O IUProst® é um aplicativo criado para tratamento da incontinência urinária após a cirurgia de prostatectomia radical, principal tratamento para o câncer de próstata localizado, desenvolvido por pesquisadores da EEUFMG e disponível gratuitamente para o sistema operacional Android.

A professora Luciana da Mata explica que o aplicativo, que contém informações e dicas para cuidar da saúde de forma interativa, foi desenvolvido por meio de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Goiás. “Nosso objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida, facilitar o acesso a informações para a promoção do autocuidado relacionado ao controle da IU. Com o IUProst® é possível realizar exercícios da musculatura pélvica, ficar por dentro de informações sobre a cirurgia, assistir a relatos de homens que realizaram o tratamento com sucesso, assistir a vídeos explicativos sobre como fazer os exercícios corretamente e a reconhecer hábitos de vida saudáveis que auxiliam no controle da IU”.

A ação é organizada pelos estudantes e professores da LISAE da EEUFMG, equipe de enfermagem da unidade de urologia do Hospital das Clínicas e alunos de graduação e pós-graduação orientados pela docente Luciana da Mata.