Nos dias 23 e 27 de março, serão realizados, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, dois eventos de extensão ministrados pelo professor Gilles Monceau, da Cy Cergy Paris Université.
No dia 23, às 17h30, a exposição dialogada em forma de palestra, seguida de debate, será sobre a temática “A Socioclínica Institucional: ampliação da Análise Institucional”, com o objetivo de proporcionar momento de discussão e reflexão acerca de referencial teórico-metodológico utilizado em pesquisas da área da educação e saúde que focalizam as práticas profissionais. A atividade, coordenada pela professora Carla Aparecida Spagnol (EEUFMG) e co-coordenada pela professora Claudia Maria Filgueiras Penido (FAFICH- UFMG), é um dos produtos do Laboratório de Gestão de Pessoas (Lagepe), que articula a pesquisa e extensão, a graduação e a pós-graduação. A professora Carla explica que a Socioclínica Institucional apresenta oito características que norteiam metodologicamente a pesquisa intervenção: a análise da encomenda e das demandas do grupo; a participação dos sujeitos; a análise de implicação dos participantes; os analisadores que, por meio de contradições, enunciam as determinações de uma situação, revelando a estrutura institucional e as relações de poder; a análise das transformações das práticas; utilização de modalidades de restituição; a produção de conhecimentos e a análise das interferências institucionais.
No dia 27 de março, às 17h30, na palestra sobre “Tensões Profissionais e as contradições institucionais vivenciadas na prática de professores-pesquisadores”, o professor Gilles Monceau vai apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com professores pesquisadores que atuam em universidades francesas, em seguida, haverá um momento de diálogo com professores universitários brasileiros a fim de provocar reflexões sobre a docência universitária. O evento é coordenado pelo professor José Renato Gatto Junior (EEUFMG) e co-coordenado pela professora Roberta Carvalho Romagnoli (PUCMinas) e faz parte das ações do projeto de extensão “Café Pedagógico com Docência e Discência”.
As palestras são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia. A organização é em parceria com o Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Colegiado de graduação em Enfermagem, Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde, Rede de Estudos Práticas Institucionalistas e Processos de Subjetivação e Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (Lagir) da Fafich.