Para sensibilizar os foliões e orientá-los sobre condutas para minimizar os riscos de acidentes, traumas e lesões, está vigente uma campanha do Hospital Risoleta Neves em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Segundo Túlio Campos, coordenador da Ortopedia do Risoleta, há um aumento significativo de atendimentos médicos durante o Carnaval. “O número de atendimentos do Risoleta no Carnaval duplicou do ano de 2018 para 2019. E no ano passado, o Pronto-Socorro do Hospital teve um aumento de 93% da demanda se compararmos a semana pré-Carnaval e a semana da folia. Foram ocorrências frequentes a intoxicação pelo álcool, os acidentes de trânsito, entorses do tornozelo e pé e também perfuração do pé por objetos em pacientes que utilizavam calçados inadequados”, explica.
É recomendável ter uma preparação física adequada, não descuidar da hidratação, realizar um consumo consciente das bebidas alcoólicas e dirigir com segurança para chegar à Quarta de Cinzas com saúde.
Confira as dicas para curtir o Carnaval com saúde e segurança:
-Faça alongamento e aquecimento antes da folia. A maratona de blocos pode exigir muito das articulações e músculos do seu corpo.
-Beba bastante água. Ter uma garrafa de água sempre por perto é essencial para prevenir a desidratação.
-Cuide da alimentação. Frutas e alimentos ricos em carboidratos ajudam o corpo a manter a energia.
-Utilize calçados confortáveis. Evite ferimentos, contusões e bolhas nos pés. Jamais vá para a avenida descalço.
-Mantenha a atenção no trânsito. Obedeça a sinalização das ruas e vias, os limites de velocidade e os demais veículos ao seu redor. Durante o Carnaval, muitas ruas podem ter mudanças de circulação devido aos desfiles de blocos.
-Se for dirigir, não beba. A combinação de álcool e direção é responsável por 65% dos acidentes nas estradas.
-Não use o celular enquanto dirige. Pesquisas apontam que dividir a atenção entre o volante e o celular é tão perigoso quanto dirigir embriagado. Segundo órgãos de trânsito, essa combinação aumenta em até quatro vezes o risco de acidente.
-Mantenha crianças seguras com a cadeirinha de carro apropriada. Transporte as crianças corretamente, sempre no banco de trás e com o cinto de segurança.
-Menores de 7 anos devem usar a cadeirinha adequada. Proteja quem você ama!
(Com Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Neves)