Calendário

Outubro 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Infraestrutura física e financeira

Biblioteca
Os alunos do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde contarão com os recursos da Biblioteca João Baeta Viana do Campus da Saúde da UFMG e de outras 28 bibliotecas da universidade, sendo 02 (duas) com funcionamento 24 horas, além de acesso a Bancos de Dados por meio digital, Portal CAPES, dentre outros. Estas bibliotecas possuem, em conjunto, cerca de 2000 livros e capítulos disponíveis para consulta na área de Nutrição e aproximadamente 80 periódicos nacionais e internacionais.

Infraestrutura de Pesquisa
A Escola de Enfermagem possui um Centro de Tecnologia Educacional (CTEEnf), que inclui laboratórios de pesquisa estruturados atender às demandas de pesquisadores das áreas de Enfermagem e Nutrição. Além desses, laboratórios de unidades externas à EEUFMG também poderão atender às demandas do Curso.
O CTEEnf inclui em sua estrutura os seguintes laboratórios relacionados diretamente à Ciência da Nutrição, sendo estes: Laboratório de Técnica Dietética, Laboratório de Avaliação e Atendimento Nutricional e Laboratório de Nutrição Clínica e Experimental. Estes laboratórios favorecem a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Outros Laboratórios também estão disponíveis para estudos a serem realizados pelos pesquisadores em parceria com pesquisadores de unidades e departamentos da UFMG, tais como os laboratórios de Imunobiologia, Aterosclerose e Bioquímica Nutricional, Imunofarmacologia, Alergia e Imunologia.
Ressalta-se que está em andamento a construção de um novo prédio anexo a Escola de Enfermagem no qual serão alocados diversos laboratórios. O projeto também tem previsão de salas devidamente equipadas destinadas a pesquisadores locais e visitantes.
A Escola de Enfermagem também dispõe de importante apoio administrativo do Núcleo de Assessorias à Pesquisa – NAPq, que objetiva apoiar o desenvolvimento de pesquisas realizadas por docentes e discentes, por meio da organização de eventos científicos e alocação de recursos para participação em eventos, bem como potencializar a captação de recursos para a realização de pesquisas.

Infraestrutura Financeira
O Curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde foi reconhecido pelo Programa de Fomento à Pós-graduação da CAPES em dezembro de 2013. A UFMG tem o apoio da CAPES, estando dentre as instituições de ensino superior que recebem recursos financeiros para a pós-graduação.
Tem-se, ainda, o apoio de outros programas de incentivo como o de Professor e/ou Pesquisador Visitante oriundos de diferentes agências de fomento à pesquisa, como CAPES, CNPq e FAPEMIG.
A Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG também se destina a apoiar e estimular a realização da pesquisa científica, tecnológica e artística da UFMG. Para isto, possui programas como:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPEMIG e FUNDEP/SANTANDER.
- Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq- Ações Afirmativas, que visa atender de forma equitativa os alunos que ingressaram na universidade pelo sistema de cotas, favorecendo a inserção nos programas de iniciação à Ciência.
- Programa de Auxílio para a Pesquisa dos Recém-Contratados/ Recém-Doutores, que objetiva apoiar financeiramente projetos de pesquisa do docente recém-doutor da Universidade ou o recém-contratado doutor.
- Programa de Auxílio para Projetos Estruturantes de Pesquisa e de Pós-Graduação.
- Programa de Apoio à Participação em Congressos e Reuniões Científicas.
- Programa de Apoio a Eventos.
- Programa de Apoio a Editoração, que dispõe sobre a política de edição de periódicos.
- Apoio à Tradução de Artigos Científicos.
- Programa de Apoio Integrado a Eventos – PAIE.
Externamente à UFMG, os docentes do Curso de Mestrado em Nutrição e Saúde captaram recursos para a realização de diversos projetos na área. Estes recursos são oriundos de diferentes agências de fomento à pesquisa como FAPEMIG (Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), CNPq (Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), MS (Ministério da Saúde), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), CECANE-UFRGS (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), SMSA/BH-MG (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte - Minas Gerais), Ministério da Saúde da Espanha, Fundação Oswaldo Cruz, Special Programme for Research and Trainning in Tropical Diseases, Center for Disease Control and Prevention, BRIDGES - International Diabetes Federation project supported by an educational grant from Lilly Diabetes, Centro de Pesquisas René Rachou, National Institute Of Health e Fundação Carlos Chagas Filho.