O projeto de extensão “Proteger e Cuidar: Gatos do Campus Saúde da UFMG”, coordenado professora Vania Regina Goveia e pela professora aposentada Ana Lucia De Mattia, do Departamento de Enfermagem Básica da EEUFMG, foi contemplado pelo edital “Chamada dos Bichos 2” com 1.100 Kg de ração seca, suficiente para alimentar os gatos do Campus Saúde por aproximadamente seis meses.
A professora aposentada Ana Lúcia recebendo as rações
O edital propiciou a participação de cinco cidades do Estado de Minas Gerais, das quais, 13 participantes foram contemplados. A Chamada dos Bichos é um chamamento público de inciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma), executado pelo Instituto Arbo em parceria com a Plataforma Semente, que seleciona e apoia protetores independentes de animais e organizações da sociedade civil no trabalho de cuidar, alimentar e manter os animais tutelados por eles, provendo o bem-estar e a dignidade animal.
Proteger e cuidar
O projeto de extensão tem como objetivo proteger, cuidar e zelar pela saúde da população de gatos do campus Saúde da Universidade.
O projeto faz parte do programa Manejo Ético Populacional de Animais Domésticos Errantes e Vigilância da Fauna Silvestre nos Campi da UFMG, resultado dos trabalhos da Comissão Permanente de Políticas de Animais da UFMG, instituída em 2018, visando ao desenvolvimento das políticas estabelecidas pela UFMG sobre os animais silvestres e domésticos de seus campi.
