Semana do Conhecimento volta seus holofotes para as trajetórias exemplares das mulheres da ciência


A Semana do Conhecimento UFMG 2026 ocorrerá nesta próxima semana, de 19 a 24 de outubro, com o tema Mulheres na ciência: trajetórias que inspiram, conhecimento que transforma. Nos seis dias de evento, trabalhos de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos relacionados ao tema da edição serão apresentados em diferentes oportunidades e espaços da Universidade. Paralelamente, o auditório da Reitoria receberá uma programação voltada para as mesas-redondas.

Trabalhos de estudantes e servidores são apresentados na Semana do Conhecimento

O encontro de abertura ocorre na segunda-feira, dia 19, às 9h30, com mediação da vice-reitora Alamanda Kfoury, ela mesma um exemplo de pesquisadora destaque da Instituição. Professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, Alamanda tem atuação, como médica e pesquisadora, sobretudo nos campos da medicina fetal, da perinatologia e da gestação de alto risco. No ciclo 2022-2026, ela encabeçou a primeira diretoria integralmente feminina da história da Unidade.

A mesa mediada por Alamanda reunirá Luna Barroco de Lacerda e Caroline Furtado Junqueira, pesquisadoras do CTVacinas, e a bioquímica Antoniana Ursine Krettli, professora aposentada da UFMG que lidera há três décadas o o laboratório de Malária da Fundação Oswaldo Cruz. Antoniana deve participar remotamente da mesa, enquanto Luna, Caroline e Alamanda participarão presencialmente. As pesquisadoras formam um painel representativo de três gerações de cientistas de destaque no tema da malária.

Para vencermos a malária em nível mundial
No encontro, as convidadas vão falar sobre suas trajetórias, repassando o alcance das pesquisas realizadas na UFMG e em outras instituições pelo mundo, onde construíram boa parte de suas carreiras. Em particular, elas apresentarão os avanços obtidos em seis décadas de pesquisa sobre a malária, o que culminou em uma descoberta recente, liderada por elas, que pode revolucionar a produção de vacinas para prevenir as formas mais graves da doença. No horizonte de suas investigações está o desenvolvimento de uma vacina universal contra a doença, que é causada por diferentes parasitas, a depender do local do mundo em que ocorre.

Por outro lado, o imunizante Vivaxin, vacina contra a malária causada pelo parasita Plasmodium vivax, forma predominante no Brasil, está entrando na fase de estudo com humanos. O imunizante está sendo desenvolvido pelo CTVacinas em colaboração com a USP e o laboratório Cristália. No último fim de semana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou as instalações do CTVacinas para conhecer os laboratórios em que a Vivaxin está sendo desenvolvida. No dia 7 deste mês, a Anvisa autorizou o início dos testes com humanos.

Avanços, desafios, perspectivas
Outra mesa da Semana do Conhecimento 2026 discutirá as políticas públicas que visam fomentar e sustentar a atuação de mulheres na ciência, tendo como meta a equidade de gênero no campo científico. A ideia do encontro é repassar o que já avançou nesse campo, debater os desafios que ainda resistem e mapear as perspectivas que se abrem para o crescimento da participação feminina na produção de conhecimento científico no país.

Essa mesa terá vez na quinta-feira, 22, às 9h30, também no auditório da Reitoria, e sua modulação se dará pelo relato de experiências de pesquisadoras com trajetórias de reconhecida contribuição à ciência brasileira. A mediação será feita pela professora Jacqueline Aparecida Takahashi, pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFMG, e a mesa contará novamente com a participação da vice-reitora Alamanda.

Participam desse encontro: a professora Rosy Mary dos Santos Isaias, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), primeira pesquisadora negra do Brasil a atingir o nível mais alto do CNPq; a professora Deborah Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem, multipremiada como uma das cientistas mais produtivas e importantes do Brasil; e a professora Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli, da Escola de Engenharia, importante defensora de que os resultados da exploração dos recursos naturais sejam direcionados para a prosperidade das populações que tradicionalmente vivem nos espaços que foram explorados.

Outro destaque da programação é a tradicional cerimônia de entrega do Prêmio UFMG de Teses, que reconhece os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação da Universidade em 2025. Durante a cerimônia, que ocorrerá na quarta-feira, dia 21, às 19h, no auditório da Reitoria, também serão anunciados os vencedores do Grande Prêmio, que reconhece as três melhores teses – uma em cada grande área do conhecimento.

O site da Semana do Conhecimento reúne informações sobre o evento. Nele, os participantes podem baixar modelos para apresentação de slides e de banners e acessar vídeos tutoriais de como produzir seus materiais de apresentação. A arte do evento também é disponibilizada no site para que os participantes possam produzir peças temáticas de divulgação para suas próprias redes sociais, sob a hashtag #SemanadoConhecimentoUFMG2026.

UFMG nas ruas ocorre pelo segundo ano consecutivo na Praça da Liberdade, como parte da Semana do Conhecimento

Nas ruas
Outro destaque da programação é o “UFMG nas ruas”, evento que ocorrerá no dia 24, sábado, na Praça da Liberdade, como encerramento da Semana do Conhecimento. O evento foi criado no ano passado com o objetivo de levar o saber produzido na Universidade para fora de seus muros. A expectativa é despertar o interesse pela ciência, pela tecnologia e pela cultura nas pessoas e mostrar a importância da instituição universitária para o desenvolvimento social e econômico das cidades.

Em Belo Horizonte, serão apresentados cerca de 50 projetos, que tratam de temas diversos, mediados por profissionais de diferentes unidades da UFMG. Entre as iniciativas estão ações de promoção da saúde da mulher e de atendimento a comunidades indígenas, projetos de incentivo à leitura, apresentação de pesquisas sobre plantas medicinais e preservação ambiental, além de atividades de inclusão de migrantes e refugiados no sistema educacional.

Em Montes Claros, o UFMG nas ruas será realizado neste sábado, constituindo-se no primeiro evento da Semana do Conhecimento. Dezoito projetos de ensino, pesquisa e extensão serão levados ao Parque Municipal Milton Prates, a partir das 8h30.
(Centro de Comunicação da UFMG)


Outras notícias

Loading...