Nós recomendamos estes sites: Santa Luzia Minas Gerais F7 Sistemas F2 Sistemas Luzinet.com Santa Luzia Online.com
  |  Fazer Login
Página Inícial
Fale Conosco

Menu

Espaço do Aluno

Calendário de eventos

Outubro 2014
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Home / Pós-Graduação em Enfermagem / Mestrado / Ementas

Ementas

DISCIPLINAS DO MESTRADO

 

OBRIGATÓRIAS


EMI808 - Metodologia da Pesquisa – 04 créditos
Ementa: A pesquisa na área da Saúde e da Enfermagem. Ética em pesquisa na saúde. A epistemologia das ciências: fundamentos filosóficos e raízes históricas. Abordagens metodológicas nas pesquisas quantitativa e qualitativa. Elaboração do projeto de pesquisa: delimitação do problema e objetivo do estudo, objetivos, referencial teórico-metodológico, métodos e técnica de coleta e de análise de dados, pesquisa bibliográfica. Redação de relatórios de pesquisa.

ENA803 - Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde - 04 créditos
Ementa: Pedagogias do conhecimento; concepções de educação e conhecimento; teóricos e filósofos da educação e do conhecimento (Durkheim, Dewey, Freinet, Snnyders, Bachelard, Paulo Freire, etc), teorias e práticas pedagógicas presentes no ensino e na atenção em saúde e na enfermagem.

ENA804 - Seminário de Pesquisa I – 02 créditos
Ementa: Análise e discussão dos projetos de dissertação em um processo de avaliação dos avanços e dificuldades teórico-metodológicos e de desenvolvimento do trabalho de pesquisa.

 

OPTATIVAS


EFM801 - Estágio Docente I – 04 créditos (OBRIGATÓRIA PARA OS ALUNOS BOLSISTAS)
Ementa: Prática supervisionada de ensino em disciplinas do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG

ENB804 - Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Assistência de Enfermagem – 03 créditos
Ementa: Estuda a evolução histórica, aspectos conceituais, estratégias de elaboração e critérios de análise de teorias e as diversas teorias de enfermagem propostas; aspectos da abordagem filosófica existencial–humanista aplicada à assistência de enfermagem.

ENB805 - Aspectos Conceituais e Metodológicos da Assistência de Enfermagem – 04 créditos
Ementa:
Estuda os aspectos históricos, conceituais e metodológicos da assistência de enfermagem nos diferentes níveis de atenção.

ENB806 - Enfermagem Baseada em Evidências – 02 créditos
Ementa:
Compreende o uso sistematizado de estudos sobre a utilização de resultados de pesquisas na prática clínica de enfermagem.

ENB807 - Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar: desafios e perspectivas – 02 créditos
Ementa:
A disciplina estuda os conceitos e métodos epidemiológicos envolvidos na prevenção e controle das infecções hospitalares.

EMI810 - Epistemologia do Cuidado – 02 créditos
Ementa:
Estuda a base do conhecimento do cuidado enquanto uma prática social e cultural em diferentes organizações sociais. Enfoca os aspectos históricos e as tendências do cuidado de enfermagem, analisando os aspectos históricos, culturais, sociais e políticos. Analisa a categoria gênero enquanto constituinte das práticas de saúde. Interpreta a produção do conhecimento sobre o cuidado de enfermagem, tendo em vista à sua contribuição para a qualidade da atenção em saúde.

ENB809 - Tópicos Avançados em Cuidar em Saúde e Enfermagem – 02 créditos
Ementa:
Compreende estudos sobre o cuidar em saúde e enfermagem abordando a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde nos diferentes ciclos da vida, abrangendo o cuidado a biossegurança, infecção hospitalar, classificações e metodologia na assistência.

EMI811 - Fundamentos de Epidemiologia - 04 créditos
Ementa:
Bases conceituais, história e usos da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Métodos para o estudo de ocorrência de doenças. Estudos de morbi-mortalidade: coeficientes e padronização de taxas. Desenhos epidemiológicos: estudos caso-controle, transversal, coorte, experimental e ecológicos. Análise epidemiológica básica. Causalidade.

EMI812 - Enfermagem e Sociedade – 03 créditos
Ementa:
Estudo da constituição, transformação e evolução da enfermagem moderna e suas articulações com as políticas sociais e organização dos serviços de saúde no Brasil. Enfermagem enquanto prática histórica e socialmente determinada. Relações sociais das práticas de saúde e enfermagem: processo de trabalho e interações sociais, mercado e força de trabalho.

EMI813 - Epidemiologia e Prevenção das Doenças Crônicas Degenerativas – 02 créditos
Ementa:
Estudo sobre a ocorrência de doenças crônico-degenerativas em populações: incidência, prevalência, tipos de riscos; estudos de mortalidade e observacionais. Epidemiologia da ateroesclerose, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão. Elementos da complexidade da aplicação da evidencia científica e seus efeitos nas intervenções em saúde pública.

EMI814 - Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias – 03 créditos
Ementa:
Estudo da transição epidemiológica e demográfica brasileira. Doenças endêmicas infecciosas e parasitárias: trajetória histórica e distribuição no espaço. Políticas públicas e metodologias de prevenção e controle. Vigilância a saúde.

EMI815 - Saúde, Doença e Espaço – 02 créditos
Ementa:
Estudo do conceito de espaço e sua relação com o processo saúde/doença. Dinâmicas espacial e social. Contribuições dos métodos e técnicas espaciais para a análise da distribuição e vigilância dos agravos à saúde, planejamento e avaliação das ações em saúde coletiva. Utilização de mapas temáticos e relação com as variáveis sócio-econômicos e ambientais. Demonstração da utilização da técnica de geoprocessamento em saúde.

MPS807 - Métodos em Epidemiologia – 05 créditos
Ementa:
Planejamento de estudos epidemiológicos. Estratégias de pesquisas epidemiológicas. Métodos de amostragem e cálculos de tamanhos de amostras para os diferentes tipos de estudos analíticos. Planejamento de estudos caso-controle: seleção de casos e controles, principais fontes de viéses, opções pelo pareamento, análise. Planejamento de estudos prospectivos: estudos de coortes e principais fontes de viéses, análise. Modificação de efeito, variáveis de confusão, viés. Inferência em epidemiologia. Modelos de ajustamento não-multivariado e multivariado (regressão logística)

EMI817 - Experiência social da enfermidade: representações sociais, interações e gestão individual e coletiva da saúde e da doença – 03 créditos
Ementa:
Abordagens sociológicas da saúde e da doença. Representações sociais, interações sociais e a gestão do cotidiano na doença: as relações da pessoa vivendo com uma doença, a família, os profissionais de saúde e o círculo social.

ENB810 - Estudos Epidemiológicos Observacionais – 02 créditos
Ementa:
A disciplina discute os estudos de coorte, caso-controle, prevalência ou transversal e surveys com ênfase no detalhamento da estrutura, indicação, potencialidades e limitações de cada um deles. Fundamenta o aluno por meio do conhecimento adquirido para a avaliação crítica de artigos científicos e dos projetos de pesquisa com utilização dos referidos delineamentos.

EMI816 - Tópicos Avançados em Prevenção e controle de agravos à saúde - 02 créditos
Ementa:
Compreende estudos sobre o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, doenças crônico-degenerativas, problemas nutricionais e de morbi-mortalidade, com ênfase em: vigilância em saúde, organização de serviços, educação ambiental em saúde, experiência social da enfermidade, comportamentos sociais e estilos de vida, direito e cidadania.

EMI823 - Antropologia da Saúde – 02 créditos
Ementa:
Abordagem sócio-antropológica sobre o nascer, viver, adoecer e morrer do homem e as influências culturais nesse processo.

ENA806 - Gerência de Serviços de Saúde e de Enfermagem – 04 créditos
Ementa:
Analisa a gerência dos serviços de saúde e de enfermagem, no contexto brasileiro, enfatizando as estratégias administrativas nos diferentes níveis organizativos do sistema de saúde. Aborda teoria das organizações, gestão de pessoas e as práticas gerenciais em saúde e em enfermagem.

ENA807 - Modelos organizacionais nos serviços de saúde - 03 créditos
Ementa:
Modelos organizacionais e assistências em saúde e em enfermagem em diferentes contextos. Novas tecnologias organizacionais e seus impactos sobre as práticas gerenciais. Limites e desafios da gestão contemporânea.

EMI818 - Políticas de Saúde e Cidadania – 03 créditos
Ementa:
Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas sociais e de saúde. Saúde pública, direitos e cidadania. Modelos assistenciais em saúde e a reforma sanitária. Análise do Sistema Único de Saúde como modelo legalmente constituído, seu arcabouço jurídico, princípios e diretrizes. Dilemas e desafios para a construção de um modelo de atenção à saúde universal, equânime, integral.

EMI819 - Planejamento e Avaliação dos Serviços de Saúde – 02 créditos
Ementa:
A partir da evolução do Planejamento em Saúde, discutir as diversas linhas de contribuições para a construção da Gestão Estratégica nos serviços de saúde, nos aspectos da democratização da gestão e da gestão do processo de trabalho em saúde, enfocando a avaliação dos serviços de saúde.

ENA808 - Gerência do Cuidado de Enfermagem – 02 créditos
Ementa:
Aborda a gerencia e a produção do cuidado. O cuidado do outro e o cuidado de si. Sistemas organizacionais de cuidados em enfermagem. Saberes tecnológicos na gestão do trabalho e ao cuidado em saúde. Cuidado, racionalização e subjetividade.

ENA809 - Tópicos Avançados em Planejamento, organização e gestão de serviços de saúde e de enfermagem – 02 créditos
Ementa:
Planejamento, organização e gestão de serviços de saúde e de enfermagem; gerência de Recursos humanos; Trabalho em saúde e na enfermagem; Avaliação de serviços de Saúde e de Enfermagem; Modelos assistenciais e gerenciais.

ENA810 - Capacitação Pedagógica em Saúde e Enfermagem – 02 créditos
Ementa:
Formação e atuação docentes; projeto político pedagógico; modelos pedagógicos e educação em saúde e em enfermagem; produção e uso de métodos e recursos didáticos; seleção de conteúdos; avaliação dos processos educativos.

EMI820 - Metodologia de Trabalho em Grupo – 02 créditos
Ementa:
Aborda as concepções teórico-filosóficas e metodológicas que sustentam os trabalhos de grupo; bases conceituais do trabalho de grupo, suas características, fundamentos e aplicação na área da saúde.

ENA811 - Educação e Saúde – 03 créditos
Ementa: Retrospectiva histórica; políticas públicas; práticas atuais; marco teórico; análise e avaliação de programas de educação em saúde; projetos e propostas educacionais em saúde, governamentais e não governamentais.

ENA812 - Tópicos avançados em Educação em Saúde e Enfermagem – 02 créditos
Ementa:
Compreende estudos sobre fundamentos pedagógicos, políticos e tecnológicos da educação aplicados ao campo da saúde e enfermagem.

ENB808 - Pesquisa Quantitativa em Enfermagem – 02 créditos
Ementa:
Processo de pesquisa quantitativa em Enfermagem. Modelos experimentais e não experimentais. Análise crítica dos estudos de enfermagem e da utilização da pesquisa na prática assistencial.

EMI821 - Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem – 03 créditos
Ementa:
Estudo das concepções teóricas de pesquisas qualitativas. Discussão dos diferentes métodos e técnicas da pesquisa de campo e de análise dos dados, conforme o referencial metodológico pertinente na pesquisa qualitativa em saúde e em enfermagem.

EST814 - Princípios de Bioestatística – 04 créditos
Ementa:
Estatística descritiva. Elementos de probabilidade. Inferência estatística: intervalo de confiança e testes de hipótese. Testes estatísticos clássicos: qui-quadrado, t para uma e duas amostras, regressão linear simples e correlação, análise de variância.

EMI822 - Métodos Quantitativos Aplicados a Saúde – 02 créditos
Ementa:
Estudo dos conceitos básicos de estatística e epidemiologia para uso em análise de dados populacionais: estudos de associação entre dieta, estilo de vida, antropometria e doenças crônico degenerativas; instrumentação técnica em gerenciamento de banco de dados nos diversos tipos de delineamentos epidemiológicos.
É desejável ter cursado a disciplina "Fundamentos de Epidemiologia".

ENB812 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Construção do Questionário - 02 créditos
Ementa:
A disciplina será desenvolvida com base na aplicação de teorias cognitivas e sua implicação na construção de questionários. Abordará os processos cognitivos subjacentes ao processo de pergunta e resposta e a validade de medidas, ordem das questões, alternativas, contexto, formato (questões abertas e fechadas), atitudes e não atitudes, memória e recuperação. Elaboração de roteiros estruturados de avaliação do pré-teste; detalhamento de procedimentos e elaboração de manuais para os entrevistadores. Sessões de debriefing e noções sobre o uso de programa estatístico como instrumento de análise do questionário.

ENB813 - Seminários avançados em pesquisa, saúde e enfermagem - 01 crédito
Ementa:
Aspectos relacionados à análise crítica e reflexiva do desenvolvimento do projeto de pesquisa tendo como foco as responsabilidades éticas e sociais do pesquisador.

ENB814 - Seminários avançados em pesquisa, saúde e enfermagem - 02 crédito
Ementa:
Aspectos relacionados à análise crítica e reflexiva do desenvolvimento do projeto de pesquisa tendo como foco as responsabilidades éticas e sociais do pesquisador.

 


Veja Também
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Intranet

Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?

Acompanhe a Escola

Receba Novidades

[INSCREVER-SE] [CANCELAR INSCRIÇÃO]
1038 pessoas inscritas
Desenvolvimento Usina Site | Baseado em XOOPS