Pós em Enfermagem
Pós em Enfermagem
Pós em Enfermagem
Pós em Enfermagem
Pós em Enfermagem
Pós em Enfermagem

Perfil do egresso e competências almejadas para o Mestrando e Doutorando

O PPGE está estruturado para formar mestres e doutores capazes de atender a demandas de qualificação para atuação nos diversos cenários de práticas assistenciais, de ensino, de gestão e de pesquisa fundamentando-se na ética, em concepções históricas, epistemológicas e teóricas, com metodologias inovadoras.

Espera-se que o egresso seja um agente com potencial de transformação nas instituições onde está inserido, mobilizando conhecimentos teóricos para a prática e reconhecendo a complexidade do processo de produção social da saúde.

O egresso está preparado, também, para utilizar, de forma sistematizada, metodologias e técnicas de investigação adequadas à realidade social na qual está inserido.

Além disso, reúne qualidades de pesquisador, tais como: senso crítico, curiosidade, liderança, autonomia, ousadia, criatividade e compromisso com a profissão e realidade histórica social. Atua no âmbito interdisciplinar na pesquisa, assistência e educação, de forma crítica em face dos paradigmas vigentes, tanto na sociedade, quanto na saúde e educação, acompanhando os avanços científicos e sociais, apropriando-se deles como forma de intervenção nos campos do saber e fazer em busca da melhoria da qualidade de vida.

COMPETÊNCIAS GERAIS

No Mestrado, espera-se o alcance de competências para o domínio e sistematização de temas e metodologias de pesquisa e, no Doutorado, competências especificas para o planejamento e realização de pesquisa de forma autônoma e, necessariamente, original.

O desenvolvimento das seguintes competências está previsto como objetivo da formação de Mestres e Doutores do PPGE:

- a concepção, gestão e supervisão da pesquisa e produção do conhecimento;
- análise crítica de dados e informações que orientem uma prática baseada em evidências;
- planejamento e tomada de decisão sustentados na dimensão política e ética da defesa da vida, de forma equitativa;
- desenvolvimento autônomo e colaborativo de conhecimentos;
- análise diagnóstica, planejamento, intervenção e avaliação sustentados no conhecimento aprofundado e no domínio especifico da sua área/linha de pesquisa.

O PPGE tem como perspectiva o desenvolvimento, nos Cursos de Mestrado e Doutorado, dos domínios de habilidades:

- Interpessoais: Trabalho em Equipe e Rede de colaboração, estimuladas por meio das atividades de ensino e trabalhos em grupo; atuação nos núcleos de pesquisa, vivências de formação inovadoras.
- Organizacionais: Planejamento e gerenciamento da trajetória, estimulada por meio da construção e monitoramento dos planos de estudo.
- Pesquisa: Elaboração, Liderança e Gerenciamento de pesquisa, em especial no Curso de Doutorado; Conhecimento de métodos de pesquisa; Ética e integridade em pesquisa.
- Cognitivas: Criatividade e resolução de problemas.
- Comunicação e Ensino: Apresentação escrita e oral; Síntese e transferência de conhecimentos, estimuladas por meio do incentivo à publicação acadêmica e produção técnica, participação e organização de eventos.

Estatísticas de defesas

Dissertações defendidas

Teses defendidas

Gráfico de dissertações e teses pela linha de pesquisa

Arquivos

Apoio

Redes/cooperação

Comunicação científica

Serviços


Coordenação

Coordenadora
Profa. Dra. Kênia Lara da Silva

Subcoordenador
Prof. Dr. Francisco Carlos Félix Lana

Contato

Av. Alfredo Balena, 190 - Sala 120
CEP.: 30.130-100 - Belo Horizonte - MG - Brasil.

colpos@enf.ufmg.br
Telefax: (031) 3409.9836
Localização

Copyright 2021