Ação chama atenção para educação e segurança no trânsito

Blitz EducativaAs unidades do campus Saúde da UFMG promoveram, no começo da tarde de hoje, 7 de maio, uma série de ações de conscientização sobre segurança no trânsito em apoio ao Movimento Maio Amarelo, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Uma blitz foi instalada na portaria do campus, na avenida Professor Alfredo Balena, organizada pelos alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina que fazem parte da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências (LATE MG) com distribuição de panfletos e balões para os pedestres, além de intervenção teatral, em que um ator simulando uma pessoa acidentada alertava as pessoas e os motoristas sobre a gravidade dos acidentes de trânsito.

O tenente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Marco Antônio Saiti, frisou que o trânsito é um dos fatores que mais mata no Brasil, em média 45 mil pessoas por ano. “Direção exige atenção a toda hora. O principal remédio é a conscientização, promover o respeito às regras de trânsito, contribuindo para redução dos acidentes”, acredita.

Para a professora Luciana de Gouvêia Viana, presidente da Comissão Permanente do Campus Saúde da UFMG, é importante chamar atenção dos transeuntes, alunos, professores e trabalhadores, já que a prevenção de acidentes depende muito da educação de todos para o trânsito. “Com essa ação de sensibilização e educativa, tentamos contribuir minimamente como instituição universitária”, concluiu.

Raíssa, pedestre que passava no local, disse que a iniciativa é muito importante. “Tem muita gente que não tem consciência. Usa e conversa ao telefone, acredita que não vai acontecer nada com ela. Então, quando acontece, acaba prejudicando outras pessoas” afirmou.

O evento contou com a presença da PMMG e o Departamento de Trânsito de Belo Horizonte (BHtrans), além de representantes da Faculdade de Medicina da UFMG, do Hospital das Clínicas da UFMG e da Escola de Enfermagem da UFMG.

Maio amarelo
Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Ele acontece em maio devido à data em que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Transito, 11 de maio de 2011. A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.
(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)