Projeto do Ministério da Saúde promove seminário sobre obstetrícia e neonatologia para hospitais da região Sudeste

Cerca de 120 profissionais de hospitais universitários e de ensino dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estarão reunidos, nos dias 24 e 25 de abril, em Lagoa Santa, Minas Gerais, para participar do 2º Seminário Macrorregional Sudeste do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON). Em todo o Brasil, são mais de mil profissionais envolvidos diretamente com o projeto que, na segunda edição do seminário pelo país, propõe o compartilhamento de experiências, desafios e conquistas obtidas durante os primeiros meses de trabalho nos hospitais e maternidades.

O encontro busca aproximar as equipes das unidades aderidas, possibilitando o reconhecimento de práticas e o panorama da região. Para isto, haverá exposição de experiências vivenciadas pelos grupos estratégicos locais (GELs) na implantação de políticas de gestão, atenção, ensino e cuidado nos âmbitos do planejamento reprodutivo, violência sexual, parto e nascimento e abortamento, eixos norteadores do Apice ON.

A última edição do seminário na região Sudeste aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, em Belo Horizonte, e contou com a participação de 13 hospitais e maternidades, além da presença de representantes de associações médicas e de enfermagem, membros da área técnica da saúde da mulher do Ministério da Saúde e gestores de secretarias estaduais e municipais de saúde. O Apice ON é desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e envolve mais de 90 hospitais em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

(Com Assessoria de Comunicação do Apice On)