Alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde participam de roda de conversa com egressos sobre competências profissionais

alunos gestaoCom o objetivo de discutir com os alunos da disciplina Tópicos em Saúde, Empregabilidade e Carreira, do curso de Gestão de Serviços de Saúde da EEUFMG sobre "quem são" os gestores de serviços de saúde e quais competências profissionais eles mobilizam no exercício da função, foram convidados para uma roda de conversa os ex-alunos Patrícia Lourdes da Silva e Renato Rodrigues da Silva.

Eles falaram sobre a trajetória acadêmica, profissional e competências requeridas no exercício da função nas diferentes organizações onde atuaram tanto como estagiários, quanto como empregados. Os gestores também responderam às questões propostas pelos alunos e conversaram sobre dificuldades e oportunidades de trabalho que encontraram ao longo da trajetória.

De acordo com a coordenadora da disciplina, professora Fátima Ferreira Roquete, essa atividade visa a interação de Gestores de Serviços de Saúde, egressos do Curso, com alunos matriculados na disciplina interessados em conhecer possibilidades profissionais futuras, bem como se inspirarem em experiências exitosas de ex-alunos. Trata-se de uma articulação entre ensino e pesquisa, pois a professora desenvolve uma pesquisa sobre Identidade e Competências Profissionais de Gestores em Saúde, financiada pela FAPEMIG.

O egresso Renato Rodrigues concluiu o Curso no 1º semestre de 2013, e contou que já trabalhou no setor público por quatro anos e, atualmente, está atuando em uma operadora de saúde de grande porte, situada em Belo horizonte, na área de governança e compliance. “Minhas experiências me possibilitaram uma visão mais estratégica da cadeia de saúde e suas várias interfaces. A inserção do profissional em gestão de serviços de saúde tem acontecido em diversas esferas dos serviços, é importante ficarmos atentos às oportunidades. Além da formação na graduação, é muito importante continuar os estudos e focar em áreas de interesse, isso pode abrir novas oportunidades”, explicou.

Renato também destacou que é importante que os alunos mantenham contato com os egressos, pois facilita o entendimento dos diversos caminhos que podem ser seguidos, ou seja, as possibilidades de atuação. “Sou muito satisfeito em ser um profissional de Gestão de Serviços de Saúde, gosto muito de participar de discussões e interações com os alunos e os egressos. Rodas de conversas como esta se resumem em oportunidade de compartilhamento de conhecimento e aprendizado”, declarou o egresso.

Patrícia Lourdes Silva concluiu o curso em 2015, e atua hoje como Analista de Atendimento ao Cliente, também em uma operadora de saúde. Ela destacou que a maior dificuldade experimentada foi vencer o medo e a ansiedade devido ao desafio. “Foi preciso buscar especialização para a área de atuação e ser aberta ao aprendizado junto à Liderança. A oportunidade foi mostrar o diferencial da minha formação em Gestão de Serviços de Saúde, com visão crítica, ressaltando que a atualização educacional e profissional é constante, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo, para entender melhor o contexto, o ambiente no qual estamos inseridos, para sempre estarmos a par das inovações e mudanças, trocando conhecimento e experiências, ajudando na colocação como profissional no mercado de trabalho”.

Sobre a importância de abordar essas questões com os alunos do curso Patrícia disse que é fundamental mostrar que há mercado de atuação e que o curso é bem visto nele. Segundo ela, incentivar o aluno a se dedicar e se envolver com a vida acadêmica é importante para a base profissional. “As competências técnicas e comportamentais desenvolvidas são essenciais para o início da vida profissional, porém a evolução é contínua em um mercado em constante evolução, tendo em vista que ficamos apurados na prática do dia a dia da gestão. Achei enriquecedor compartilhar a experiência como fonte de inspiração e obtenção de conhecimento, possibilitando o enriquecimento acadêmico, profissional e pessoal. Esse tipo de encontro incentiva idéias e resulta na troca de valores entre os envolvidos”, finalizou.