Calendário

Fevereiro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Seminário do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras(os) Obstétricas(os) discute desafios e perspectivas do trabalho em equipe na assistência ao parto e nascimento

No dia 23 de abril, das 8h às 17h horas, será realizado, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG o “II Seminário do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras(os) Obstétricas(os) com Enfoque no Componente Parto e Nascimento da Rede Cegonha”. Nesta segunda edição, o tema será  “Paradigmas na Assistência ao Parto e Nascimento nos Hospitais Universitários: desafios e perspectivas do trabalho em equipe”. O evento tem como objetivo divulgar a evolução das práticas previstas no novo modelo de atenção à saúde da mulher e ao recém-nascido, incorporadas pelas enfermeiras obstétricas aprimoradas no período de 2015 a 2018, com foco na melhoria da qualidade assistência ao parto e nascimento, na redução de cesarianas desnecessárias e no fortalecimento do trabalho em equipe e integrado.

O seminário promoverá o debate na comunidade do Hospital Universitário e na sociedade sobre o modelo de atuação em equipe e integrado e a importância da adoção das boas práticas assistenciais, o respeito e a articulação entre os saberes dos atores envolvidos no cuidado obstétrico para o cuidado qualificado e seguro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: seminariopartoenascimentohc@gmail.com até o dia 21 de abril. Podem participar profissionais da equipe multidisciplinar das maternidades e comunidade acadêmica (alunos, residentes e professores).

É organizado pelas (os) Enfermeiras (os) Obstétricas (os) Aprimoradas (os) da Maternidade Otto Cirne do Hospital das Clínicas da UFMG, com apoio das professoras do Departamento Materno Infantil e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e da Diretoria do Hospital das Clínicas da UFMG em parceria com o HSF.
Sobre o curso
O Curso de Aprimoramento III para Enfermeiras (os) Obstétricas (os) – Componente Parto e Nascimento Rede Cegonha é oferecido pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), coordenado pela professora Kleyde Ventura e realizado em parceria com o Hospital Sofia Feldman (HSF). Recebe também o apoio da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO Nacional e ABENFO-MG), com financiamento do Ministério da Saúde (MS). É um curso que tem o objetivo de fomentar a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e ao recém-nascido, com foco na melhoria da assistência ao parto e nascimento.