Calendário

Congresso de metodologias na educação superior selecionará 22 propostas de oficinas

Os interessados em ministrar oficinas no 4º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), vinculada à Pró-reitoria de Graduação, podem inscrever propostas até 22 de abril. Segundo Rafaela Godinho, uma das coordenadoras do evento, “as oficinas são uma das várias ferramentas de compartilhamento de saberes do evento”.

Para inscrever propostas, é necessário preencher formulário on-line. Serão selecionados 22 trabalhos, sendo seis para atividades semipresenciais que serão oferecidas em setembro deste ano e 16 para oficinas presenciais, em abril de 2019. As informações sobre condições para inscrições, eixos temáticos, modalidades, oferta e duração das oficinas estão disponíveis no edital. O resultado final será publicado no dia 27 de abril, após as 16h, nos sites do GIZ e do Congresso.

Apesar de a quarta edição do evento ocorrer daqui a um ano (2 a 6 de abril de 2019), suas atividades já foram iniciadas em março passado. O Congresso apresenta programação diversificada, de longo prazo e colaborativa, que busca construir um espaço de discussão e diálogo sobre a inovação na educação superior com foco no ensino e nas questões didáticas e metodológicas. “O objetivo é valorizar a docência do ensino superior com base no compartilhamento e colaboração”, reforça Rafaela.

Ensino-aprendizagem em tempos digitais é o tema desta edição, que visa debater as implicações das tecnologias digitais e sua incidência nos processos de ensino-aprendizagem. "Há quem as veja como ameaça e também aqueles que as consideram uma redenção”, diz Rafaela, sintetizando o desafio dos especialistas que se dedicam a essa questão.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6451.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)