Calendário

Abril 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Calouros dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde são recepcionados na Escola de Enfermagem

calouros2soniaOs novos alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde foram recepcionados na última sexta-feira, 2 março, pela comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem da UFMG. O objetivo foi apresentar a estrutura da Escola de Enfermagem, explicar o funcionamento dos setores e introduzir os novos estudantes ao ambiente universitário.

Os membros dos Diretórios Acadêmicos dos três cursos DAMAR, DANUT e DAGESS apresentaram o prédio e o campus saúde, compartilharam conhecimentos e realizaram dinâmicas para que os calouros se apresentassem. Além disso, houve a participação de alunos egressos, que se reuniram com os novos alunos para contar um pouco sobre suas experiências acadêmicas e profissionais. Para os alunos da Nutrição, houve a apresentação da Empresa Júnior do Curso de Nutrição (SANUS).

A vice-diretora da Escola, professora Sônia Maria Soares explicou como funcionam os quatro departamentos da EEUFMG: Departamento de Enfermagem Aplicada (ENA), Departamento de Enfermagem Básica (ENB), Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (EMI), e Departamento de Nutrição (NUT); destacou a parceria que a EEUFMG possui com os Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com as campanhas como o Maio Amarelo e Semana Nacional do Trânsito; falou sobre o conceito máximo dos cursos da Escola no ENADE; e discutiu sobre as relações interpessoais que são construídas no ambiente universitário e como a UFMG pode auxiliar os seus alunos. 


“Vocês sempre serão lembrados como alunos da UFMG. Espero que no decorrer do curso, vocês estejam sempre em busca de conhecimento. É importante fazermos o que gostamos, e sempre com muita paixão. Desejo que vocês também consigam criar essa paixão pelo curso e pela profissão que cada um decidiu seguir. Saibam que estamos aqui para ajudá-los na trajetória que irão percorrer”, destacou a professora Sônia.

As coordenadoras dos Colegiados de Graduação, professoras Maria Odete Pereira (Enfermagem), Marlene Azevedo Magalhães Monteiro (Nutrição) e Sônia Maria Nunes Viana (Gestão de Serviços de Saúde), e as professoras Allana dos Reis Correa e Kleyde Ventura de Souza, membros da Comissão Permanente de Tutoria, apresentaram seus respectivos cursos e orientaram os alunos sobre planejamento de ensino, carga horária, Programa de Tutoria, extensão, monitoria, Iniciação Científica, oportunidades de intercâmbio, atividades dos colegiados, Seção de Ensino, entre outras atividades da Escola.

O calouro Paulo Roberto Medeiros Ferreira, de Belo Horizonte, optou pelo curso de graduação em Enfermagem. Ele disse que a área da saúde sempre chamou a sua atenção e que tem o intuito de trabalhar como Bombeiro Militar, em ambulâncias. “Eu precisava escolher um curso superior para seguir, e o curso de Enfermagem se adéqua ao que eu preciso. É uma profissão que acho muito nobre, estou muito motivado”.

Paulo acrescentou, ainda, que as expectativas para seu futuro profissional e acadêmico são as melhores possíveis. “Eu acredito que a UFMG tem muito a me oferecer, minhas expectativas para o curso são absorver o máximo que puder. Vou tentar sair daqui com o melhor currículo possível, principalmente em projetos de Iniciação Científica, de estágio, Extensão e Ligas Acadêmicas. Pretendo usufruir de tudo que a Escola pode me oferecer”, contou.
calouros12108
Larissa Cardoso de Miranda Araujo, uma das novatas do curso de Nutrição, veio do estado de Pernambuco e atualmente está morando na cidade de Contagem, Minas Gerais. “Eu escolhi o curso pelo fato de começar a assistir alguns documentários sobre nutrição e processamento de alimentos, que falavam muito sobre a má alimentação e a negligência alimentar. Acredito que preciso procurar  aprender mais sobre na alimentação, na ciência da nutrição, e nas pesquisas nutricionais, as melhores formas de se alimentar”, contou Larissa.

Ela também disse que está muito ansiosa para o curso e que a grade curricular agradou bastante. “Espero conhecer muito sobre os alimentos, eu estou ansiosa porque li a grade de disciplinas do primeiro semestre do curso, e é muito focada nos alimentos; não no sentido de macro ou micro nutrientes, mas no sentido de produção, processamento e como chega ao consumidor. E é uma área que eu tenho muito interesse. Só tenho expectativas boas sobre o curso, trabalhar os nutrientes, a bioquímica, entre outras coisas”, afirmou a caloura.

Davidson Richards da Silva, da capital mineira, é formado em Enfermagem e afirmou que o curso de Gestão de Serviços de Saúde vai agregar mais conhecimentos. “É uma necessidade profissional, uma formação acrescentará na outra. As minhas expectativas são de poder obter mais conhecimento e melhor enquanto profissional”.

Responsabilidade Social

responsabilidade socialA professora Sônia Maria Nunes Viana, coordenadora do Colegiado de Gestão de Serviços de Saúde, pensando em como receber os novos alunos de uma forma mais produtiva e chamando a atenção deles para a realidade e amplitude do que se insere o contexto da saúde, teve a ideia de um trote solidário. Uma atividade de Responsabilidade Social, uma decisão, voluntariamente, em contribuir para uma sociedade mais justa, para um ambiente mais limpo, ou para uma causa social. As professoras dos cursos de Enfermagem, Maria Odete Pereira e Nutrição, Marlene Azevedo Magalhães Monteiro também aderiram à campanha.

A aluna Karina Fonseca, membro do Diretório Acadêmico do curso de Gestão de Serviços de Saúde, também faz parte da organização da ação solidária e destacou que a campanha será feita de forma a despertar nos discentes que ‘saúde’ é muito mais que assistência pela assistência, que gestão de recursos públicos ou privados em busca do lucro, mas, a gestão de recursos disponibilizados para todos nós, com a finalidade de cuidar, curar e/ou amenizar. “Nossa campanha de Responsabilidade Social terá como foco a ajuda por meio de uma ação social com a ‘Instituição CAPEC’, uma ONG que trabalha com a ‘Gestão do Cuidado’, o cuidado com o outro, com a dor e a sensibilidade do outro. A instituição sugeriu que os alunos arrecadassem alimentos perecíveis como: Leite em pó, Neston, Mucilon, Achocolatado, Aveia, Farinha Láctea, entre outros”, explicou.

Neste contexto, esta ação solidária, proposta para os calouros de gestão também foi estendida para os calouros dos cursos de Nutrição e Enfermagem. Os alunos terão o mês de março para arrecadar os itens e terão uma data a ser definida em abril para entrega das arrecadações e fazer uma ação de integração com as pessoas assistidas pela casa.

“O intuito é que se crie uma cultura dentro da Escola, de que os calouros de hoje, que serão os veteranos de amanhã, perpetuem esta ação solidária para todos os calouros futuros, independentemente das coordenações colegiadas e direções da Escola de Enfermagem, que seja um ato solidário dos alunos para com pessoas que precisam de atenção”, enfatizou Sônia Nunes.