Calendário

Profissionais da atenção básica de saúde de Santana do Riacho participam de capacitação

AllanaaaNo dia 26 de fevereiro, profissionais da atenção básica de saúde do município de Santana do Riacho participaram, na Escola de Enfermagem da UFMG, da primeira etapa da atualização e educação permanente que objetiva contribuir para uma assistência mais segura aos usuários e profissionais.

O tema deste primeiro encontro foi Urgência e emergência na Atenção Primária, coordenado pela professora Allana dos Reis Corrêa, com o objetivo de capacitar para suporte básico de vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas. Os conteúdos abordados foram: suporte básico de vida- reconhecimento dos sinais e sintomas do infarto agudo do miocárdio; atendimento a parada cardiorrespiratória no adulto e uso do desfibrilador externo automático; manobras básicas de desobstrução das vias aéreas e ventilação; atendimento inicial a vítima de trauma.

A professora Allana ressaltou que apesar das unidades de Atenção Básica não terem como finalidade primordial o atendimento às pessoas em situação de urgência de emergência, é sabidamente um dos locais mais procurados pela população independente do caso. “Dessa forma, é fundamental que os profissionais sejam atualizados e capacitados não só com conceitos e evidências pautadas em diretrizes, como tenham a oportunidade de simular os atendimentos possíveis em ambiente propício e seguro. Atualizar periodicamente contribui para o sucesso do atendimento e melhora as chances de sobrevida com qualidade das pessoas que requerem estes cuidados”, enfatizou.

Sobre a importância dessa capacitação, a secretária Municipal de Saúde Andréa da Conceição Freire, destacou a qualificação dos profissionais que prestam assistência direta aos usuários e, consequentemente, a redução de custos e assistência com qualidade e humanizada. “Essa capacitação atendeu todas as expectativas, coerente com o contexto do serviço, correspondeu às necessidades da gestão e dos colaboradores. Foi fundamental”.

Os próximos encontros serão realizados em Santana do Riacho sobre os temas tratamento de feridas crônicas e monitorização de pacientes com diabetes e Hipertensão, com os professores Flávia Latini e Adriano Pimenta, respectivamente. As atividades são promovidas pelas coordenações dos Internatos Rurais de Enfermagem e Nutrição.