Calendário

Maio 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Thiago Vinhal, triatleta mais rápido de longa distância do Brasil, ministra palestra sobre a importância dos sonhos

tvinhalAlunos e profissionais da área da saúde participaram, na última sexta-feira, 23 de fevereiro, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, da palestra “Vivam seus sonhos – To the Top”, ministrada pelo triatleta Thiago Vinhal, o mais rápido triatleta de longa distância do Brasil. A ideia foi discutir a importância dos sonhos e o poder transformador que eles têm.

O evento faz parte do projeto Ciclos de palestras: Debates interdisciplinares, organizado pelo grupo de pesquisa Imunometabolismo (IME) da EEUFMG. Letícia Cordeiro, membro do IME, afirmou que o objetivo dessa palestra foi trazer a questão da motivação, para que as pessoas possam realmente ir atrás dos seus sonhos, especialmente os profissionais da área de pesquisa, que estão sempre buscando os sonhos através dos estudos. “A ideia foi convidar o Thiago, que é de Belo Horizonte, para contar um pouco da história de vida dele, que é tão motivadora”.

Letícia ainda afirmou que essa palestra não auxilia apenas na perspectiva acadêmica ou profissional, mas na vida em geral. “Esses últimos anos no Brasil têm sido tão difíceis que nós, às vezes, perdemos a nossa motivação, especialmente na área acadêmica que cortaram tantas verbas para as pesquisas serem desenvolvidas. Essa palestra é extremamente motivacional, tanto pessoal, quanto profissional, para que possamos continuar em busca dos nossos sonhos, independente dos problemas que nós tenhamos no dia a dia, dessas questões políticas e econômicas que infelizmente têm interferido tanto na área acadêmica e na área de pesquisa, relatou.

Thiago Vinhal foi eleito o triatleta do ano de 2017 e, atualmente, o mais rápido triatleta de longa distância do Brasil. Em outubro do ano passado, bateu o recorde brasileiro no último campeonato mundial de IronMan (Kona, Havaí) – a maior e mais conhecida competição da modalidade no mundo.

Durante sua palestra, Thiago contou que a principal metodologia utilizada por ele para conseguir alcançar seus objetivos foi o trabalho e a persistência. “Para alcançar qualquer sonho é só através do trabalho. Você tem que ter o sonho e as metas claras na cabeça. Trabalhar o máximo possível e sempre com direcionamento. Acho que não existe outra metodologia, é tudo muito simples, arroz com feijão e é comendo todo dia, que a barriga está sempre cheia”, contou, rindo.
Ele também falou que é muito importante que alunos e profissionais da área da saúde tenham uma palestra como essa para não perderem o entusiasmo perante as dificuldades encontradas. “Os profissionais da saúde têm que sonhar mais do que qualquer outro, porque nós temos um papel muito importante no nosso ciclo de relacionamento. Acredito que se a gente não sonhar, se não tivermos o brilho no olho, não conseguimos vender o nosso serviço e passar as nossas ideias ou os nossos ideais nem para o nosso primeiro ciclo de influência. Cabe a nós, profissionais da saúde, transformar a sociedade para o melhor”, relatou Thiago.

O sonho de ir a Kona e o caminho percorrido
O primeiro triatleta negro profissional a correr, nadar e pedalar no Ironman de Kona, no Havaí, a competição mais importante do triathlon, foi o mineiro Thiago Vinhal que, logo em sua primeira participação, garantiu a 13ª colocação ao completar os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida em 8h27min e 24s, e tornou-se o triatleta mais rápido de longa distância do Brasil.

vinhal2Thiago também contou sua trajetória no triatletismo, começou como amador e logo se tornou profissional. No inicio da carreira, logo após ganhar alguns prêmios como amador, Thiago, conseguiu patrocínio e foi disputar as competições do IronMan em vários países. “Já na época em que disputava o IronMan em outros países, como no Japão ou na Malásia, sempre sonhava em poder disputar em Kona, pois lá havia os melhores do esporte. Porém sempre sonhei de acordo com o ‘To the Top’, ou seja, sonhei no degrau da escada onde eu estava. Não adiantava eu sonhar se não executasse passo a passo, e com uma metodologia apropriada. Não adianta sonhar apenas, é preciso executar esse sonho e isso só ocorre com o trabalho do dia a dia”, relatou.

Thiago também disse que bater esse recorde brasileiro foi apenas uma conseqüência de sua preparação. “Sempre procurei dar o melhor que eu podia, não só o possível; e acabou que no dia da prova, consequentemente, eu bati esse recorde. Acho que não tem muito segredo, meu treinador, dinamarquês, e eu, focamos no meu ponto fraco, que no caso era o ciclismo. Dessa forma, o que nós utilizamos como prioridade foi atacar a modalidade ciclismo, em local que é mais propício para a prática. Até por isso, esse é o terceiro ano que estou voltando para Maiorca na Espanha, treinando por três meses, focado em melhorar meu ciclismo e cada ano que passa, cada temporada, estou conseguindo ficar mais próximo dos melhores do mundo”.

Vinhal relatou que cerca de 15 anos atrás, suas atenções não estavam voltadas para a corrida, o pedal e a natação, mas sim para passarelas e sessões de foto. Antes de se dedicar ao triathlon, ele trabalhou como modelo. Logo depois dessa curta carreira, formou-se na UniBH no curso de Educação Física. Em 2008 fundou uma assessoria esportiva de corrida e triathlon na capital mineira, o Grupo Mais, que atualmente atende mais de 140 atletas.

Ao final da palestra, Thiago deixou um conselho importante para as pessoas que querem viver seus sonhos. “O homem nasceu para sonhar, igual o pássaro nasceu para voar. Se nós não tivermos sonho, vamos acordar de manhã e não faremos o nosso melhor. Não tem muito segredo, cada um só tem que deixar claro na sua cabeça qual é o seu sonho. Esse é o nosso combustível, independente de qual seja a nossa área de atuação, seja no esporte, na profissão ou na vida acadêmica, em qualquer lugar”, declarou o atleta.