Trancamento total de matrícula pode ser feito pela plataforma Siga

Estudantes dos cursos de graduação já podem solicitar o trancamento total de matrícula diretamente na plataforma Siga, via portal MinhaUFMG. A opção deve ser acessada no módulo de Requerimentos de Ocorrências, que em breve também vai oferecer outros serviços.

A criação do módulo visa a facilitar a gestão dos requerimentos enviados pelo estudante e recebidos pelo colegiado. Assim, o mecanismo dispensa o estudante de comparecer ao colegiado.

Veja as instruções para acessar o novo módulo. Neste link está o roteiro para elaboração do requerimento de trancamento total de matrícula.

Em ofício, a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Daniele Zárate, e o pró-reitor adjunto de graduação, Walmir Matos Caminhas, destacam que “os pedidos de trancamento total para o primeiro semestre de 2018 já efetuados não necessitam de alterações, ou seja, poderão continuar no procedimento anterior (documento impresso)".

De acordo com eles, por ora, a tramitação do processo por formulário impresso não será desativada. "Todavia, se o estudante iniciar o procedimento de trancamento total via requerimento online, todos os demais procedimentos que envolvem a rotina do trancamento total deverão ser via Siga", alertam os dirigentes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-4166 ou pelo e-mail dir@drca.ufmg.br.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)