Escola de Enfermagem assina convênio para implantação do Internato Rural de Enfermagem em Morro do Pilar

CONVENIO INTERNATONa manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, o prefeito da cidade do interior mineiro Morro do Pilar, José de Matos Vieira Neto, esteve reunido com a diretora e vice-diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professoras Eliane Marina Palhares Guimarães e Sônia Maria Soares, e com os coordenadores da disciplina Estágio Curricular: Atenção Primária à Saúde, professores Francisco Carlos Félix Lana e Adriano Marçal Pimenta para assinatura do convênio de implantação do Internato Rural de Enfermagem no município.

O objetivo do Internato Rural é desenvolver atividades assistenciais, administrativas, gerenciais, educativas e de investigação em enfermagem nos Serviços da Rede Básica de Saúde, fundamentada no conhecimento adquirido nas disciplinas durante o curso. Além do município de Morro do Pilar, existem mais seis cidades de Minas Gerais que possuem Internato Rural em Enfermagem: Carmésia, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Ferros, Itabirito e Dores de Guanhães.

O prefeito José de Matos destacou a importância dessa parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG. “A saúde deve estar em primeiro lugar. O estágio desses futuros enfermeiros em Morro do Pilar vai melhorar muito a qualidade da saúde da população”, enfatizou.

Para a diretora Eliane Palhares, é importante que haja interlocução da Escola de Enfermagem da UFMG com os municípios do Estado, para o estabelecimento de uma parceria que privilegie a integração do ensino com o serviço de saúde. “Esta iniciativa, organizada a partir do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem, possibilita o aprimoramento técnico dos futuros enfermeiros e das intervenções e práticas assistenciais em saúde na região”, enfatizou.

Para os coordenadores da disciplina, essa parceria com mais um campo do Internato Rural é importante para ampliar as áreas de atuação dos alunos na formação na Atenção Primária à Saúde, com uma experiência diferenciada que é a realização do estágio na zona rural. “Os alunos têm a oportunidade de ter contato com outra cultura e com um modelo de assistência que é padronizado no Brasil, mas dependendo da região é desenvolvido de maneira diferenciada. Além disso, podem ajudar muito na consolidação da rede de atenção do SUS do município”.