Espaço do Conhecimento tem programação especial de férias

Durante o mês de janeiro, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza programação especial de férias, que inclui contação de histórias, sarau infantil, exibição de desenhos animados, oficinas, exposição e exibição de filme inédito sobre a Antártica.

As atividades, gratuitas, seguem até 4 de fevereiro. Apenas os ingressos para o planetário são pagos, com entradas a R$ 6 e R$ 3 (meia).

No planetário, haverá sessões diárias para o público infantil. O terraço astronômico recebe oficinas sobre astronomia. No Jogo do sistema solar, cartas testam o conhecimento dos visitantes sobre os astros que giram em torno do Sol. Já no Teatro dos planetas, os participantes assumem os lugares dos planetas, representando seus movimentos e posições. Outra atração é a exibição do filme Viagem à Lua, de 1902, que conta a história de um grupo capturado por extraterrestres no nosso satélite natural.

Aventura na Antártica
A exposição Expedição Antártica tem cápsulas sensoriais que mostram as dificuldades de adaptação humana ao continente mais gelado do mundo. Os visitantes podem experimentar os obstáculos criados por neve, vento e escuridão. A mostra também revela as belezas do território e suas potencialidades científicas. Nas férias, toda a exposição será explorada de forma lúdica. Na atividade Caça aos Vestígios na Antártica, as crianças usarão luvas, jalecos, pincéis e lupas para encarnar o papel de um arqueólogo em busca de objetos encontrados pelo continente. Na Expedição BioAntártica, viram biólogos à procura de novas espécies, e na Expedição Medicina Antártica, se tornam médicos e aprendem a medir as mudanças que acontecem com o corpo em um ambiente muito frio.

Outra riqueza antártica está nos fungos, foco de muitos pesquisadores brasileiros que vão ao continente, pois podem trazer contribuições no tratamento de muitas doenças. Na oficina Fantásticos Fungos Antárticos, as crianças são convidadas a criar personagens inspirados nas suas cores e formas. Já na atividade Astronomia Antártica, descobrem sobre as constelações que podem ser observadas durante a noite polar. A aurora austral também será explicada.

(Re)contando histórias!
Na atividade Cosmogonia Yorubá Através da Música, o som será usado para explicar a versão da criação do mundo a partir da tradição do povo que viveu onde hoje fica a Nigéria. Em Cosmogonia Árabe e Outras Histórias, o surgimento da Terra pela perspectiva islâmica será contada aos participantes. Em Histórias da África de A a Z, o público conhecerá famosas lendas de países do continente africano, como das culturas Banto e Zulu.

No Sarau Infantil, as crianças podem trazer ao Espaço seus livros preferidos e compartilhar histórias.

Dos pés à cabeça: exercitando o corpo e a mente
Na oficina Criança Também Faz Yoga!, os participantes aprendem a canalizar impulsos, emoções e sensações físicas de maneira positiva a partir de posturas, mantras e respiração. Já em Jogos Teatrais, toda a família pode se divertir com técnicas teatrais, permitindo que a imaginação voe longe. A partir de metodologias lúdicas, os participantes descobrem um pouco sobre o universo do teatro e seus elementos.

A atividade Perdidos na Ilha do Conhecimento também vai fazer todo mundo se mexer na exposição Demasiado Humano, que se transforma no palco de uma caça ao tesouro. Fantasiados e carregando lupas e mapas, os visitantes percorrerem todo o museu em busca de pistas.

A oficina Brincando de Ser Cientista desafia as crianças a descobrir qual objeto está dentro de uma caixa sem poder abri-la, usando apenas os sentidos e a intuição.

À procura do passado no presente
Na oficina Redes Ancestrais, um papel simula as paredes das cavernas, e a tinta guache, as tintas primitivas. A atividade propõe que as crianças se coloquem no lugar dos nossos ancestrais e imaginem como é se comunicar pela arte rupestre. Em Coletando Fósseis: A História de Mary Anning, os participantes são apresentados à exploradora e paleontóloga inglesa que explorou a evolução da vida na Terra a partir de vestígios deixados por fósseis. O trabalho de Mary mudou a compreensão da vida pré-histórica e descobriu o primeiro esqueleto do réptil ictiossauro. Para entender a importância da arqueologia, os participantes simulam uma escavação de verdade.

Animação para crianças
A Mostra de Curtas de Animação exibirá quatro filmes. Um deles é Diário de Areia, produção de alunos da UFMG que conta a história de Erin, uma adolescente de 15 anos. A jovem é a Guardiã dos Pesadelos e tem que purificar os sonhos ruins que escapam para o mundo humano. A atividade conta com a participação da aluna do curso de Cinema de Animação da UFMG Beatriz Correia, que vai contar como se dá a produção de desenhos.

Programação

Origamis Animais!
Quando: 02 e 04 de janeiro, às 15h

Histórias da África de A a Z
Quando: 03 de janeiro, às 15h, e 06 de janeiro, às 19h30
Jogo do Sistema Solar
Quando: 03, 10, 17, 24 e 28 de janeiro e 02 de fevereiro, às 11h; 06, 13 e 20 de janeiro, às 14h Classificação: a partir de 8 anos

Cosmogonia árabe e outras histórias
Quando: 05 de janeiro, às 15h; 10 e 12 de janeiro, às 15h

Brincando de ser Cientista
Quando: 05,12 e 19 de janeiro e 04 de fevereiro, às 11h; 02, 09, 16, 23 e 27 de janeiro e 1º de fevereiro, às 14h; 03 de fevereiro, às 19h

Caça aos Vestígios na Antártica
Quando: 06 e 07 de janeiro, às 15h; 23 e 25 de janeiro, às 15h

Teatro dos Planetas
Quando: 07, 14, 21, 26 e 31 de janeiro, às 11h; 04, 11 e 18 de janeiro e 03 de fevereiro, às 14h; 20 de janeiro, às 19h30

Expedição BioAntártica

Classificação: 5 a 10 anos

Coletando fósseis: a história de Mary Anning
Quando: 1º e 03 de fevereiro, às 15h
Classificação: a partir de 6 anos ou acompanhado pelos pais

Arquitetura na Antártica: técnicas utilizadas para (re)construção da Estação Antártica Comandante Ferraz
Quando: 03 de fevereiro, às 19h30
Classificação: 9 anos

Espaço do Conhecimento
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Mais informações: 3409 8350.

(Com Cedecom/UFMG e Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG)