Calendário

Novembro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Hospital das Clínicas da UFMG vai testar vacina contra o vírus Zika

TESTE zIKAO Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com o Instituto René Rachou/Fiocruz e a Universidade de George Whashington (GWU), nos Estados Unidos, vai realizar o estudo clínico de uma vacina experimental contra a infecção pelo vírus Zika. O hospital é um dos 21 centros no mundo que irão participar da pesquisa, patrocinada pelo National Institutes of Health (NIH), organização do governo norte-americano. No Brasil, apenas duas instituições foram selecionadas.

A vacina já foi testada em seres humanos e aprovada pelos comitês de ética nacionais e internacionais. Agora, ela será avaliada em um novo grupo de pessoas com a finalidade de estudar novos dados sobre a sua eficácia e segurança no organismo de pessoas sadias. “Para isso, a participação da população será de extrema importância”, afirma a infectologista do HC-UFMG, Flávia Ribeiro, pesquisadora-chefe do estudo clínico. Ela ressalta que a vacina não contém o vírus, portanto não transmite a doença.

Para essa nova fase de testes, serão recrutados voluntários sadios, entre 15 e 35 anos, que morem em Belo Horizonte ou região metropolitana e que tenham disponibilidade para participar do estudo pelos próximos dois anos. Os interessados em participar da pesquisa clínica da vacina contra o vírus do Zika poderão se candidatar por meio do telefone 0800 035 66 35 ou pelo email vacinazikabh@gmail.com. Também é possível obter mais informações na página facebook.com/vacinazikabh.

Eles serão selecionados após a realização de uma avaliação clínica e de exames laboratoriais que serão oferecidos gratuitamente pela equipe do Hospital das Clínicas da UFMG. Além disso, receberão acompanhamento médico e apoio financeiro para os gastos com transporte e alimentação durante sua participação na pesquisa.

O Zika
Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, o vírus é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma emergência de saúde pública, já que existem evidências de que sua presença no organismo pode causar o nascimento de bebês com microcefalia e outros transtornos neurológicos, como a Síndrome de Guillain-Barré. Atualmente, não há cura ou vacina para prevenir a infecção pelo Zika, apenas medidas de prevenção e controle dos mosquitos transmissores.
O estudo
A Leidos Biomedical Research, Inc., que opera o Frederick National Laboratory em Frederick, localizada no estado americano de Maryland, gerencia esforços financiados pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos da América na busca por resposta a infecção por Zika. A Leidos subcontratou a equipe de pesquisa da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde (SMHS) da Universidade George Washington (GW) para facilitar um teste de vacina contra o vírus da Zika no Brasil.
A Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.
(Com Centro de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)