UFMG sedia encontro de familiares e usuários de Saúde Mental de Minas Gerais

No dia 21 de outubro, de 13h às 18h, será realizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG um encontro de familiares e usuários de Saúde Mental de Minas Gerais. Os objetivos do evento são compartilhar experiências, estimular a organização e fortalecimento do movimento de familiares e usuários de saúde mental de Minas Gerais; promover a problematização, reflexão e discussão sobre as possibilidades e desafios inerentes ao cotidiano desses movimentos sociais. Trata-se do primeiro encontro idealizado e promovido por usuários dos serviços de saúde mental e familiares, o que configura uma situação inédita que concretiza o protagonismo dos usuários, elemento fundamental para a atual política nacional de saúde mental. A Universidade figura como instituição apoiadora, sediando o evento.

De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG, Teresa Cristina Silva Kurimoto, que faz parte da organização do evento, a participação de usuários e familiares é um traço constitutivo da construção da Reforma Psiquiátrica brasileira. “Apesar de inúmeras ações visando conferir protagonismo aos usuários de serviços de saúde mental, a predominância de lideranças de profissionais no movimento antimanicomial brasileiro ainda é considerada uma fragilidade. Em Minas Gerais, contamos com associações de usuários e familiares de serviços de saúde mental, mas a necessidade de fortalecer essas iniciativas e criar espaços de diálogo levam à proposta de um encontro para discutir temáticas de interesse e construir estratégias de participação e controle social”.

O evento é gratuito e destinado a usuários de serviços de saúde mental, familiares, trabalhadores. As inscrições podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas.

Fazem parte da organização do evento: Teresa Cristina da Silva Kurimoto, professora da EEUFMG; Regina Celi Fonseca Ribeiro, professora da EEFFTO/UFMG; Maria Célia Nogueira Lima, do Departamento de Recursos Humanos (DRH-UFMG); Laura Fusaro, do Coletivo Loucura Livre, UFMG e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM-MG) e Leida Maria, da ASUSSAM-MG.