Calendário

Modelagem estatística no desenvolvimento e avaliação de estratégias educativas para o autocuidado em saúde é tema de workshop

No dia 20 de outubro, o projeto Empoder@, que enfoca práticas educativas na área da saúde em suas múltiplas dimensões clínicas, discursivas e culturais, promove IV Workshop Interinstitucional. O tema abordado nesta edição, que acontecerá no Auditório III do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, será modelagem estatística no desenvolvimento e avaliação de estratégias educativas para o autocuidado em saúde. O objetivo do evento é promover o debate sobre técnicas de construção e validação de instrumentos e protocolos a serem usados nas intervenções educativas e também sobre técnicas de coleta e análise de dados; possibilitar a transferência de conhecimentos gerados no âmbito acadêmico para a comunidade externa por meio da interação com o mundo profissional fora da academia e propiciar a formação de recursos humanos e o intercâmbio interinstitucional.

Durante o workshop, a professora Maria Helena Melo Lima, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordará sobre a validação de Instrumentos na Área da Saúde e o professor Marcos Cunha dos Santos, do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da UFMG ( ICEx/UFMG), vai palestrar sobre a teoria de resposta ao item aplicada à validação de instrumentos. Além disso, haverá uma oficina "Indexação com o software Zotero", ministrada por Arthur de Melo Sá do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras (FALE/UFMG).

A inscrição para o workshop é gratuita e pode ser feita neste link.

Projeto Empoder@
Tem como princípios uma metodológica interdisciplinar (ciências da saúde/ estatística/ ciências da computação/ linguística aplicada) e a inovação tecnológica (mineração de dados e textos). Pautados no intercâmbio institucional, desenvolvem pesquisa e formação de recursos humanos visando o empoderamento do pesquisador, do profissional e do usuário do Serviço de Saúde.

É coordenado pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Heloísa de Carvalho Torres, que também coordena o Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (NUGEAS), em parceria com Faculdade de Letras e Estatística Aplicada da UFMG e com o Instituto de Ciências Exatas.