Calendário

Professores do curso de Nutrição promovem atividade para população idosa de Santana do Riacho

Na próxima sexta-feira, 29 de setembro, será realizado na Unidade Básica de Saúde sede da prefeitura municipal de Santana do Riacho um mutirão para triagem da população idosa do município. A atividade é uma iniciativa do Núcleo de Geriatria e Gerontologia do Hospital das Clínicas da UFMG (NUGG), por meio do projeto de extensão interface pesquisa “Estudo de indicadores de envelhecimento bem-sucedido e organização de um ambulatório de atenção multiprofissional ao idoso robusto e em risco de fragilização”, coordenado pelos professores Rodrigo Ribeiro dos Santos, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e Ann Kristine Jansen, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG. Conta com apoio do Internato Rural de Nutrição da EEUFMG, coordenado pelo professor José Divino Lopes Filho, e tem parceria com a secretaria de saúde da prefeitura municipal de Santana do Riacho.

Segundo a professora Ann, este projeto é voltado para atender idosos com 80 anos ou mais, robustos (independente para atividades do dia-a-dia) e em risco de fragilização. “A redução das reservas homeostáticas nessa população é tão pronunciada que os tornam vulneráveis mesmo quando robustos. Isso por si só já demonstra que essa parcela da população precisa de tratamento diferenciado. Ademais, a adoção de medidas estratégias de prevenção e promoção da saúde pode contribuir para manutenção da qualidade de vida e longevidade nestes idosos”.

Além da possibilidade de treinar a equipe local na utilização dos instrumentos de triagem de saúde e funcionalidade dessa população, os idosos que forem identificados com pontuação no instrumento de triagem “Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF)” abaixo de 15 pontos, serão encaminhados e acompanhados no ambulatório de envelhecimento saudável do NUGG em Belo Horizonte, mediante agendamento prévio. Os idosos vulneráveis, com diagnóstico de fragilidade, serão encaminhados pelos geriatras do NUGG à equipe local de saúde de Santana do Riacho, para avaliação e abordagem das principais síndromes geriátricas.

Durante o mutirão os idosos serão submetidos a várias avaliações como: medida do peso, altura, circunferência da panturrilha, velocidade da marcha, avaliação da força de preensão palmar, triagem da funcionalidade, cognitiva e nutricional.