Inscrições abertas para seminário sobre relações de poder e cotidiano da saúde

No dia 30 de outubro, das 8 às 18 horas, será realizado no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG o seminário “Relações de Poder e o Cotidiano da Saúde”. O objetivo é promover o intercâmbio científico e avançar na difusão do conhecimento filosófico e das ciências sociais na enfermagem e na saúde.  O seminário é coordenado pelas professoras do Departamento de Enfermagem Aplicada da EEUFMG, Meiriele Tavares Araujo e Isabela Silva Câncio Velloso.

A programação inclui a conferência de abertura Relações de Poder e Foucault, com a professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), Theresa Calvet; palestras sobre os temas Poder, Violência e Resistência nas Práticas de Saúde de Travestis e Transexuais: contradições, despatologização e saúde integral, ministrada pelo professor Marco Aurélio Máximo Prado, também da Fafich; Relações de poder saber e a produção da diferença: gênero e sexualidade em foco, com o professor da Eloisio Moulin de Souza, da Universidade Federal do Espírito Santo. Além disso, será realizada uma mesa-redonda que debaterá Relações e Dispositivos de Poder e o cotidiano das práticas de Saúde com os convidados: Alexandre de Pádua Carrieri (FACE-UFMG), Eloisio Moulin de Souza (UFES) e Marcelo da Silva Alves (Enfermagem-UFJF).

O evento é gratuito e destinado a professores e alunos da graduação e pós-graduação da Escola de Enfermagem e de outras universidades; enfermeiros e demais profissionais de saúde. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 25 de outubro, no Centro de Extensão (Cenex) da EEUFMG, presencialmente, na sala 122, pelo e-mail: cenex@enf.ufmg.br ou pelo telefone 3409-9831.