Calendário

Junho 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Seminário debate saúde integral da população travesti e trans

sEMINÁRIO TRANS1No dia 30 de setembro, será  realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG o I Seminário de Saúde Integral da População Travesti e Trans, com o objetivo de promover um espaço de formação e interlocução de vivências sobre a saúde integral desta população.

Serão abordados temas como o cuidado integral da saúde da comunidade travesti e trans e o compartilhamento de experiências nos diferentes níveis de atenção em saúde nos ambulatórios de atendimento a essa população. Além disso, haverá espaço para apresentação oral de trabalhos acadêmicos e relato de experiências sobre esse tema. Estre os convidados há especialistas da Medicina, Farmácia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Assistência Social, além de ativistas transexuais que já participam do controle social de saúde.

De acordo com o estudante de Medicina da UFMG e um dos organizadores do Seminário, Gustavo Melo, apesar da existência da Política Nacional de Saúde Integral LGBT e da Portaria GM/MS 2.803/13, a população travesti e transexual tem abordagem negligenciada nos temas dos currículos de cursos da saúde. “Trata-se de uma negligência do sistema de saúde como um todo. Seja nos equipamentos de saúde, onde muitas vezes nem o nome social dessas pessoas é respeitado, seja na gestão do sistema que não oferta uma rede de cuidado consolidada para transexualização no país”, afirma. “Ou mesmo nas escolas de saúde, que não abordam essa temática durante o percurso formativo. Assim o profissional da saúde não é preparado para atender as múltiplas demandas relacionadas à transexualização”, completa.

As inscrições para pagantes estão esgotadas. Pessoas trans (travestis, transexuais, transgêneros) e alunos de assistência estudantil ainda podem se inscrever. Confira mais informações no site www.even3.com.br/ISeminarioSaudeT ou na página do Facebook www.facebook.com/seminariosaudeT/.

Seminário como Ação Afirmativa

O Seminário é resultado da organização de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, que elaboram e submeteram o projeto de evento sobre saúde integral trans à chamada pública Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG, sendo selecionados para receber o financiamento máximo destinado aos projetos de iniciativa estudantil.

(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)