Calendário

Trabalho de autoria de professora e alunas da Escola é premiado em 1º lugar em Congresso Nacional

CarlaSpg1O trabalho “Atividade lúdicas utilizadas para avaliar o planejamento estratégico realizado pela equipe de enfermagem”, de autoria da professora Carla Aparecida Spagnol, das alunas do curso de graduação em Enfermagem Amanda Alemar Silva; Bárbara Vieira; Soleane Franciele e da Auxiliar de Enfermagem do Ambulatório Bias Fortes, Gislaine Cardoso Santana, foi premiado em 1º lugar no VI Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem- ENENGE.

O evento foi realizado de 21 a 23 de agosto em Campos do Jordão, São Paulo e teve como objetivo mobilizar as lideranças de enfermagem e enfermeiros assistenciais para discutir diversos temas relacionados ao gerenciamento em enfermagem como: melhoria de processos por linhas de cuidado, Triple Aim na saúde, tecnologia como ferramenta de apoio as boas práticas assistenciais, atuação do enfermeiro em processos estratégicos das instituições de saúde, privadas, públicas e filantrópicas, lembrando o papel fundamental desempenhado pela enfermagem na sustentabilidade dos serviços de saúde, tema central do evento.

De acordo com a professora Carla, o objetivo do trabalho premiado foi relatar a experiência da utilização de atividades lúdicas para avaliar o planejamento estratégico elaborado pela equipe de enfermagem do Ambulatório Bias Fortes (ABF) do Hospital das Clínicas da UFMG, no ano de 2016. “Concluiu-se que a utilização de atividades lúdicas tornou as discussões do processo de trabalho mais dinâmicas estimulando uma reflexão individual e coletiva de temas polêmicos, relacionados às relações interpessoais e de envolvimento no trabalho. Proporcionou, ainda, maior visibilidade às ações propostas que visam à reorganização do trabalho e qualificação da assistência prestada”, explicou.

A professora afirmou, ainda, que participa desse evento há vários anos e que é um espaço de discussão, de análise, de se obter novos conhecimentos sobre o que se tem de novo na área da gestão em saúde e enfermagem. “Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de receber esse prêmio e do trabalho ter sido classificado em primeiro lugar, pois é um dos produtos da integração docente assistencial que realizo no Ambulatório Bias Fortes há mais de 20 anos. É muito enriquecedor poder compartilhar os conhecimentos com as alunas e uma auxiliar de enfermagem. Esse é o sentido do trabalho docente, ensinar e aprender o tempo todo compartilhando e divulgando conhecimento e experiências da prática profissional. Ressalto que todos da equipe de enfermagem do Ambulatório Bias Fortes merecem o prêmio, por ter sido a realização desse trabalho um esforço conjunto”, enfatizou.