Seminário abre comemorações dos 90 anos do Hospital das Clínicas da UFMG

No dia 21 de agosto de 2018, o Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completará 90 anos de existência. Para celebrar esta data tão importante, uma série de atividades, incluindo a realização de eventos técnico-científicos, será realizada ao longo de um ano. A abertura do calendário de comemorações será no próximo dia 21, às 19h, com a realização do “I Seminário de Qualidade e Segurança na Assistência à Saúde do HC-UFMG”, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

A segurança do paciente é uma preocupação mundial, já que eventos adversos decorrentes de uma assistência insegura possuem alta morbidade e mortalidade. O seminário irá possibilitar a atualização, reflexão e o compartilhamento de experiências nos diversos cenários da prática profissional que envolvem a segurança do paciente. Além disso, será uma oportunidade de promover troca de conhecimentos.

A superintendente do HC-UFMG, Luciana de Gouvêa Viana, abrirá o seminário com a conferência “Hospital das Clínicas da UFMG: há 90 anos celebrando a vida”, às 19h30. Em seguida, a superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação, Maria Manoela P. dos Santos, falará sobre “Qualidade e segurança em hospitais universitários públicos: desafios para a prática”. A programação continuará no dia 22 de agosto, com atividades ao longo do dia.

“Nós aproveitamos a oportunidade de abertura das comemorações dos 90 anos do HC-UFMG para abrir uma discussão de dois temas muito relevantes: qualidade e segurança. São dois desafios: o hospital se elevar a um padrão de excelência no ensino, na pesquisa e na assistência, e garantir a segurança do paciente conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso mesmo, promover a sensibilização e a reflexão dos profissionais, por meio desse seminário, é o nosso maior objetivo”, afirmou a superintendente.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia. Elas são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo dia 15, neste link. Haverá certificado para os participantes.

Confira a programação completa.

(Com Assessoria de Comunicação do HC)