Calendário

Projeto promove cortes e arrecadação de cabelos para doação

Na próxima terça-feira, 1º de agosto, pessoas interessadas poderão doar cabelos para a confecção de perucas que serão destinadas a pacientes com câncer do Hospital das Clínicas da UFMG (HC), durante o evento “Um fio, um sorriso”, das 14h às 17h, no Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), no campus Saúde da UFMG.

A iniciativa é do projeto de extensão “Registro Hospitalar de Câncer: uma estratégia na atenção oncológica”, coordenado pela professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Aparecida Martins, em parceria com o setor de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do HC, onde a equipe do projeto atua, e faz parte da programação da recepção de calouros do curso de Medicina da UFMG.

Maria Aparecida explica que há várias possibilidades para o tratamento do câncer: cirúrgico, por quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, entre outros. “Entretanto algumas dessas opções terapêuticas podem causar efeitos indesejáveis como queda de cabelos, o que é motivo de sofrimento dos pacientes, principalmente quando adolescentes”, conta a professora.

Com o objetivo de minimizar o sofrimento e melhorar a autoestima desses pacientes, o projeto propõe essa arrecadação, que contará com equipe profissional para fazer os cortes na hora, mediante assinatura de um termo de autorização do voluntário. “Aquelas pessoas que não podem doar seus cabelos e querem participar poderão doar chapéus e lenços”, convida a professora.

Quem já tiver as mechas cortadas e separadas também pode entregar no mesmo local. O DAAB fica na avenida Alfredo Balena, 190, no Centro de Belo Horizonte.

Parcerias
Além da parceria com a equipe do DAAB, que coordena a recepção de calouros, a ação conta com a parceria do salão de beleza “Raízes da Tricotomia”, que funciona na sede do Diretório Acadêmico e o Instituto L’Oréal Professionnel, cujos profissionais farão o corte dos cabelos para a confecção das perucas. A empresa NTC – Vilma Perucas fará as perucas, e a loja Mariachapéu doará acessórios.

Para doar
Confira algumas orientações para a doação de cabelos:

– Cabelos com qualquer tipo de química podem ser doados.
– O comprimento das mechas doadas deve ser de no mínimo 15 cm mas preferencialmente a partir de 20 cm,

– O cabelo deve estar lavado e ao natural, sem nenhum produto pós lavagem.

Acesse a página do RHC no Facebook.

Acesse a página do evento no Facebook.

(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)