Fachada digital do Espaço do Conhecimento projeta a produção da UFMG

Vinte e uma produções visuais e sonoras de professores, estudantes e funcionários da UFMG, que tratam de temas de pesquisa e extensão, estão sendo projetadas diariamente, das 18 às 22h, na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Os trabalhos foram selecionados no âmbito da chamada UFMG 90 Anos: a pesquisa científica e cultural e serão exibidos até setembro, quando a Universidade completa 90 anos de fundação. Trata-se de uma pequena mostra da expressiva produção acadêmica da instituição, que envolve 700 grupos de pesquisa, mais de 1 mil patentes registradas e quase 2 mil ações de extensão.

Exame Clínico obstétrico na consulta de Enfermagem
Integrando a programação, um vídeo produzido por docentes do projeto de extensão "Educação em saúde: fortalecimento do pré-natal no contexto da Atenção Primária à Saúde", da Escola de Enfermagem da UFMG, será exibido na semana de 14 a 20 de agosto, entre 19 e 20h, referente ao exame clínico obstétrico na consulta de enfermagem.

De acordo com as professoras Fernanda Penido Matozinhos e Erica Dumont Pena, coordenadoras do projeto, atualmente, um dos desafios é fazer com que as tecnologias digitais possam ampliar as habilidades humanas e suas sensibilidades, diante da percepção do "outro", de modo a construir alteridade. "Compreende-se que cabe às instituições públicas, como a universidade, realizar projetos e movimentar-se, visando responder às questões atuais da sociedade".

A professora Kleyde Ventura de Souza também faz parte da equipe do projeto. O vídeo tem quase 29 mil visualizações no YouTube. Acesse aqui.