Edital seleciona propostas de pesquisa para doenças crônicas não transmissíveis

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (PRPq/UFMG), em parceria com a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) e o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa Brasil) estão com edital aberto para seleção de propostas de pesquisa relacionadas ao tema “Marcadores laboratoriais subclínicos de doenças crônicas não transmissíveis”, obtidos a partir da base de dados do Elsa Brasil.

Podem se candidatar professores da UFMG com título de doutor, e cada pesquisador pode inscrever apenas uma proposta, que deve contribuir, de modo efetivo, para o desenvolvimento de ações preventivas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população, bem como para o avanço do conhecimento científico, tecnológico e de inovação.

As inscrições podem ser feitas até 10 de julho por meio do formulário online, disponível no Sistema de Fomento, com acesso pela página da Pró- Reitoria de Pesquisa.

Sobre o Elsa Brasil
O projeto acompanha, há dez anos, cerca de 15 mil servidores públicos. Somente na UFMG são cerca de 3 mil servidores. São realizadas, periodicamente, entrevistas, aferição da pressão arterial e avaliação antropométrica, além de eletrocardiograma, exames laboratoriais e de imagem em todos os participantes.

O Elsa Brasil conta com equipe de cerca de 40 pesquisadores nacionais. Além da UFMG, seis instituições de ensino e pesquisa do país integram o consórcio: Fiocruz, UERJ, UFBA, UFES, UFRGS e USP. O estudo é financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Confira o edital.
(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)