Ex-alunas do curso de Gestão de Serviços de Saúde ministram palestras sobre indicadores assistenciais e gerenciais em processos de Acreditação Hospitalar

palestra fatima1Com o objetivo de proporcionar aos alunos da disciplina Acreditação Hospitalar do curso de Gestão de Serviços de Saúde a possibilidade de articular teoria e prática e conhecer a experiência de hospitais da rede pública de saúde, as ex-alunas do Curso, Bárbara Ribeiro Martins, chefe de Serviço da Análise Estratégica da Informação da Administração Central da FHEMIG, e Letícia Ferreira S. Machado, Chefe da Unidade de Planejamento do HC-UFMG, ministraram palestras.

Elas apresentaram os hospitais onde atuam, abordaram o histórico do planejamento estratégico dessas organizações, indicadores assistenciais e gerenciais adotados e mostram resultados alcançados pelas instituições. De acordo com a coordenadora da disciplina, professora Fátima Ferreira Roquete, nos processos de Acreditação Hospitalar, o monitoramento por meio de indicadores é essencial para a gestão, na medida em que torna possível a obtenção de resultados positivos para a organização em termos da qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, da segurança dos pacientes.

A professora pontuou, ainda, que é sempre muito gratificante receber egressos do Curso de Gestão de Serviços de Saúde para compartilhar suas experiências profissionais com os alunos do Curso. “Trata-se de propiciar ao nosso graduando oportunidade de vislumbrar diversas possibilidades de atuação profissional futura, pois ele conhece a experiência de ex-alunos inseridos no mercado de trabalho. Em geral, os egressos ficam satisfeitos ao serem convidados e têm aceito de bom grado a oportunidade de ministrar palestras sobre temas da sua expertise profissional”, enfatizou.