Professoras e alunos do curso de Enfermagem entregam perucas e adereços arrecadados na campanha para pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital das Clínicas

DSC 0842Nos dias 25 e 29 de maio, alunos e professores da disciplina Prevenção e Controle do Câncer: uma abordagem holística e da Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia da Escola de Enfermagem da UFMG presentearam pacientes em tratamento quimioterápico para neoplasias malignas do Ambulatório Borges da Costa do Hospital das Clínicas da UFMG com lenços, perucas, cabelos, bonés e chapéus arrecadados durante a quarta edição da campanha.
A professora Giovana Paula Rezende Simino, que coordena a disciplina e a Liga, afirmou que foram cerca de 2 mil materiais arrecadados e que a campanha é de grande importância para os acadêmicos tanto no ensino, quanto na extensão. “Também possibilita integração serviço-ensino. Mas, a grande relevância da campanha é possibilitar a oferta de materiais e orientações para cuidados com a pele e alopécia de pacientes em tratamento quimioterápico para câncer. A queda do cabelo evidencia a doença e também traz baixa auto-estima para os pacientes. É de suma importância elevar a auto-estima durante o tratamento quimioterápico, assim como ensinar cuidados com a pele e o couro cabeludo”, enfatizou.

Jaqueline Vieira, de 43 anos, está fazendo o tratamento do câncer de mama e elogiou a campanha. “Muito interessante essa campanha, ajuda o paciente, melhora a autoestima, fiquei muito feliz. Uso lenços e queria comprar uma peruca, mas não consegui, coloquei essa que ganhei e me senti muito bem. Quando meu cabelo começar a crescer, passarei os meus lenços para outras pessoas”, pontuou.

jaquelineJaqueline Vieira experimentou a peruca que ganhou de presente

Ariadna de Oliveira Cabral e Silva tem 27 anos e no primeiro dia da entrega dos materiais estava no Ambulatório para fazer o acompanhamento oncológico. Ela afirmou que teve câncer de ovário em 2011 e está curada."Fiquei 1 ano em tratamento. Meu cabelo caiu, passei por diversas situações e internações. Utilizava chapéus, lenços, tudo que pudesse proteger a cabeça e também ficar bonita. Essa campanha é muito importante porque incentiva, principalmente as mulheres, a não perder a vaidade e a feminilidade", ressaltou.

DSC 0677 fotoA professora Giovana, as alunas da Liga Desirée Rodrigues e Isabela Gurgel e Ariadna Silva

A estudante do 6º período do curso de Enfermagem, Isabela Oliva Gurgel, que faz parte da Liga, ajudou a organizar a campanha e destacou que é importante tanto para melhorar a autoestima do paciente, quanto para os alunos que participam. “Muitos chegaram deprimidos, contaram histórias, choraram. Assim podemos ver o outro lado, uma outra realidade, uma enfermagem mais humana e preocupada no bem-estar do paciente, não só com assistência pura simplesmente”.

A professora Giovana Simino destacou, ainda, que a cada edição e a cada entrega sentem a grande importância que um cuidado pode trazer aos pacientes com alopécia em tratamento quimioterápico. “A Enfermagem possui papel relevante no cuidado a estes pacientes e seus familiares, por meio de orientações na consulta de enfermagem. Agradecemos o apoio de toda a sociedade que realizou as doações, da mídia que realizou a divulgação da campanha, da comunidade de professores, servidores e estudantes da EEUFMG, e a parceria das professoras colaboradoras da LAEO da Escola de Enfermagem da UFMG, Ana Lúcia De Mattia e PriscilaBonisson; dos alunos da LAEO e da disciplina Prevenção e Controle do Câncer; da equipe de enfermagem da quimioterapia do Ambulatório Borges da Costa, coordenada pela enfermeira Isabela Leroy; da coordenadora administrativa da Oncologia-Hematologia, Cláudia Canabrava e dos estudantes do Projeto de Extensão Registro Hospitalar de Câncer, da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenado pela professora Maria Aparecida. Nosso agradecimento especial à Rosania, da Assessoria de Comunicação, pela divulgação da campanha. A arrecadação em quantidade suficiente foi possível pela sua exaustiva divulgação".