Treinamento gratuito para base de dados será realizado nesta terça-feira

A Biblioteca J. Baeta Vianna, localizada no campus Saúde da UFMG, promove amanhã, 23 de maio, apresentação sobre a Base de dados da Thomson Reuters, umas das mais importantes bases de dados científicas.

A convidada é a representante da Clarivate Analytics, antes Thomson Reuters, Débora Dias. Ela vai falar sobre a Web of Science, Journal Citation Reports (JCR) e o gerenciador bibliográfico EndNote Online.

De acordo com a bibliotecária Mariza Talim o treinamento é aberto a todos. “Queremos que o maior número de pessoas participe e não só aluno. Por isso mesmo, estamos abrindo para todos os que tenham interesse em aprender”, afirma. Não há necessidade de inscrição, basta comparecer no dia e horário marcado.

As apresentações serão no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde, das 8h às 11h. Não é necessária a realização de inscrição prévia.

Além da Mariza, o evento também é promovido pela bibliotecária Jane Guirado e o professor Rubens Tavares, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade (GOB). O treinamento tem apoio do Núcleo Avançado de Saúde Ciência e Espiritualidade da Faculdade de Medicina da UFMG (Nasce), coordenado pelo professor Rubens.

Sobre as bases de dados
Web of Science: base multidisciplinar que indexa revistas e conferências de todo o mundo. É um índice de citações na web, informando, a cada artigo, os documentos por ele citados e os que o citaram. Tem ferramentas de análise bibliométrica, criação de alertas e personalização de buscas.

Journal Citation Reports (JCR): permite avaliar e comparar periódicos usando dados de citação obtidos de aproximadamente 12 mil publicações técnicas e acadêmicas e anais de congressos de mais de 3.300 editoras em mais de 60 países. O JCR é uma fonte de dados de citações de periódicos, incluindo publicações virtuais de todas as áreas da ciência, tecnologia e ciências sociais.

EndNote Online: Gerenciador bibliográfico que permite reunir as referências bibliográficas desejadas para citação em artigos (inclusão de referências manualmente ou automaticamente por meio da exportação e importação das referências).