Liberdade como terapia é tema da quinta Semana de Saúde Mental; inscrições abertas

2BOLETIM v semana de saude mentalEstão abertas as inscrições para a quinta edição da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social, que tem o objetivo de reunir pesquisadores de diversas áreas para discutir a reforma psiquiátrica e celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio). Neste ano, o evento, que será realizado de 15 a 19 de maio, pretende abordar de forma interdisciplinar o tema A liberdade é terapêutica, com reflexões sobre a importância da liberdade – de ir e vir, voz e autodeterminação– para a construção da cidadania.

Promovido pela Rede Saúde Mental UFMG, o evento terá conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais. A Semana é destinada a estudantes, professores, pesquisadores de diversos campos do conhecimento como arquitetura, artes, direito, educação física, enfermagem, terapia ocupacional, medicina, psicologia e serviço social, além de usuários e familiares de serviços de saúde mental.

O evento foi instituído em 2013 pelo Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da UFMG. Na edição de 2017, a Semana conta com a parceria da Universidade San Marino (Itália), da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental (Assussam), do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e de movimentos sociais e coletivos antimanicomiais.

Gratuitas, as inscrições para apresentação de pôsteres vão até a próxima quarta-feira, 10 de maio, e devem ser feitas pelo site do evento, onde a programação está disponível. As inscrições para ouvintes, também sem ônus, terminam no próximo dia 15.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)