Calendário

Semana da Voz é destaque na programação do Campus Saúde

O projeto de extensão Promoção da Saúde Vocal, vinculado ao projeto Voz para todos, realiza entre os dias 10 e 17 de abril mais um evento em apoio à campanha de abrangência internacional que comemora o dia mundial da voz.

O evento será realizado no Campus Saúde da UFMG e vai contar com palestras, oficina e avaliação da voz das pessoas, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância do tema e os sintomas que podem favorecer o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Letícia Caldas Teixeira, a intenção das ações é promover a saúde da voz e alertar as pessoas sobre os sintomas de doenças. “Nesta semana iremos alertar sobre a importância que a voz tem em nossas vidas e quais são os cuidados básicos e de prevenção que devemos ter”, destaca a professora.

Letícia explica, ainda, como vai funcionar a triagem básica da voz, que acontece no dia 17, das 9h às 11h30, no Hall da Faculdade de Medicina. “Vamos aplicar um breve questionário para entender o quanto o indivíduo conhece sobre a sua voz e depois realizar uma avaliação básica da voz. Quem apresentar sinais de alteração será orientado sobre como proceder”, explica.

As palestras e a oficina serão ministradas por membros do grupo de extensão. A primeira é aberta ao público, mas a participação na Oficina de Técnicas Vocais requer inscrição, que pode ser feita pelo email saudevocalpromocao@gmail.com.

(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)