Professora Anadias recebe homenagem em comemoração dos 45 anos do CTI do Hospital Felício Rocho

No dia 14 de março, o Conselho Diretor da Fundação Felice Rosso realizou solenidade em comemoração dos 45 anos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Felício Rocho. Fundado em 1972, o setor é o segundo fundado de Minas. A professora aposentada do Departamento de Enfermagem Aplicada e coordenadora da área de concentração Enfermagem em Terapia Intensiva do Curso de Especialização em Assistência de Enfermagem de Média e Alta Complexidade (CEAEMAC/ENB/EEUFMG), Anadias Trajano Camargos, recebeu uma placa do Diretor Técnico, Roberto Carlos de Oliveira e Silva, pelos relevantes serviços prestados ao CTI desse Hospital, pautados pela competência, ética profissional e humanização na assistência. A solenidade contou com a presença de diretores, profissionais de saúde, docentes da EEUFMG, bem como familiares da professora Anadias e de médicos e funcionários também homenageados no evento.

Anadias2A professora Anadias Trajano e o Diretor Técnico, Roberto Carlos de Oliveira e Silva. Foto: Nayara Carneiro

De acordo com a professora Selme Silqueira de Matos, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do HFR, Anadias planejou todo Serviço de Enfermagem desse CTI e o coordenou por 15 anos. "Seu legado foi seguido por enfermeiras hoje docentes da EEUFMG e atualmente é coordenado por sua ex-aluna da EEUFMG, Sarah de Campos Vicente. Anadias continua sua parceria com os CTIS desta instituição (50 leitos), por meio de orientação e participação de seus alunos da especialização no estágio nessas unidades de terapia intensiva.Ela é um exemplo de profissional nessa área do conhecimento", enfatizou.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, Marcos Rubio (Coren-MG) parabenizou o atual Conselho Diretor da instituição por essa iniciativa bem como aqueles que o antecederam e todos os profissionais que deram sua valiosa contribuição para que se atingisse tal nível de excelência. “Sentimo-nos orgulhosos pelos colegas que dão e deram algum dia sua força de trabalho a essa instituição com desvelo, ética e competência, sobre os quais ouvimos somente elogios da direção e de outros profissionais da saúde.”

Marcos Rubio fez destaque, ainda, especial às enfermeiras Anadias e Sarah de Campos Vicente, e à Equipe de Enfermagem do CTI. “Especialmente por terem se unido, como se fora uma grande família, com o propósito de honrar sua profissão, prestando um serviço de qualidade irretocável aos pacientes que por ali passaram, fragilizados pela doença, ao longo de 45 anos", ressaltou.