Calendário

Hospital das Clínicas da UFMG promove seminário sobre Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos são essenciais na assistência aos usuários portadores de doenças complexas e ameaçadoras à vida. Eles visam promover a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares por meio da prevenção e alívio do sofrimento e de sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reconhece que esse tipo de cuidado é essencial aos portadores de doenças incuráveis ou progressivas. Para melhor acolher esses pacientes, o hospital está em processo de reestruturação de suas equipes adulta e pediátrica e também criou a sua Política e Programa de Cuidados Paliativos, que pretendem organizá-los como linha de cuidado a partir do reconhecimento e fortalecimento dos esforços já existentes. O lançamento acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

O evento, direcionado à comunidade acadêmica e hospitalar, contará com a participação do médico intensivista Daniel Neves Forte, coordenador da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). O médico, que possui no currículo doutorado e curso na área pela Harvard Medical School, ministrará a palestra “O cuidado como uma questão de direito e baseado nas melhores evidências”.
Na programação, além do lançamento e apresentação da Política e Programa de Cuidados Paliativos do HC-UFMG, haverá mini conferências sobre o assunto. À frente do seminário está o assessor médico do hospital, Mateus Westin, que coordenou um grupo multidisciplinar na construção dos documentos. Para ele, o objetivo do evento, além de dar maior visibilidade aos Cuidados Paliativos, é também discutir seus conceitos e perspectivas junto aos profissionais do HC-UFMG. “O Hospital das Clínicas atende cada vez mais doenças crônicas degenerativas e também algumas doenças infecciosas de comportamento crônico, como é o caso da Aids. Os Cuidados Paliativos são imprescindíveis para assistência integral a esses pacientes, além de oferecer suporte multidisciplinar qualificado aos familiares”, afirma.

O evento é direcionado ao público interno, está cadastrado no CENEX e oferecerá certificado. Para participar, é necessário efetuar inscrição. Elas podem ser realizadas neste link (https://goo.gl/forms/OlGsWrI2lipHhfnL2).
Mais informações: 31 3409-9365/3409-9377
(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas)