Novo questionário de avaliação docente está disponível a estudantes de graduação

A partir desta quarta-feira, 8, alunos de graduação da UFMG podem acessar o novo questionário de avaliação de desempenho didático de docentes. Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em resolução de junho passado, o documento está disponível até 8 de março, na página do estudante, no Portal Minha UFMG.

De acordo com a professora Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, diretora-adjunta de avaliação institucional, “o questionário ficou mais enxuto, de forma a facilitar as respostas”. Segundo ela, os resultados serão sistematizados nos relatórios anuais dos docentes e, “assim, os departamentos passam a contar com um canal institucional de escuta dos alunos e alunas por ocasião da avaliação anual do professor”.

O questionário contém perguntas sobre itens como cumprimento do plano de ensino, assiduidade, domínio do conteúdo e relacionamento com alunos. Marisa Duarte explica que a participação na avaliação não é obrigatória, mas os resultados só serão considerados se mais de 50% dos matriculados responderem às questões. “Desse modo, a UFMG terá mais condições para acompanhar as atividades de ensino”, enfatiza a professora.

A Resolução do Cepe define que “as informações prestadas pelos discentes são sigilosas, e qualquer registro de identidade deve ser substituído por numeração aleatória, ao se exportarem informações da base de dados, para fins de estudos ou pesquisas”.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)