Calendário

Abertas inscrições para a primeira edição do Sisu 2017; UFMG oferece 6.279 vagas

Candidatos que participaram do Enem 2016 e que tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da UFMG, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), cujas inscrições começam nesta terça-feira, 24, e se encerram na sexta-feira, 27, às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições devem ser feitas no site do Sisu. Em 2017, a UFMG preencherá todas as vagas de seus cursos de graduação nesta edição do Sisu.

Os candidatos que ocuparão as 6.279 vagas oferecidas neste ano, com ingresso nos dois semestres letivos, farão, primeiramente, o registro acadêmico, via internet, de 3 a 7 de fevereiro, sendo posteriormente convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas a serem divulgadas na página Sisu UFMG.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2016. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas), e indica os selecionados. A seleção será efetuada com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem 2016.

Mínimos, máximos e cotas
A relação das notas mínimas e máximas do Sisu do ano passado, nas modalidades de ampla concorrência e cotas (1,2,3 e 4), após a 11ª chamada da lista de espera, pode ser conferida na internet. Essas notas servem apenas como referência, pois não é possível prever o desempenho dos candidatos no processo seletivo de 2017.

Desde 2016, a Universidade reserva, no mínimo, 50% das vagas em cursos de graduação para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, conforme determina a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dessa forma, 3.142 das vagas ofertadas no Sisu serão destinadas aos candidatos das modalidades de vagas reservadas.

O candidato deverá, no ato da inscrição do processo seletivo, fazer opção pela modalidade de vagas à qual deseja concorrer pelo Sisu 2017. Podem disputar as vagas reservadas os estudantes que cursaram o ensino médio inteiramente em escola pública no Brasil, além daqueles que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de testes de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Além das vagas de ampla concorrência, são oferecidas quatro modalidades de reserva de vagas que contemplam os seguintes perfis:
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
- Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
- Candidatos que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página do Sisu UFMG, pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-4588 e 3409-4162.

Fora do Sisu
Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro não terão seus candidatos selecionados pelo Sisu, mas por meio do Vestibular Habilidades Específicas. Também contarão com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Os editais dos processos seletivos para esses cursos podem ser consultados na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

(Com Centro de Comunicação da UFMG)