UFMG e Apubh assinam termo para reposição das atividades docentes

O reitor Jaime Ramírez assinou, na manhã desta quarta-feira, 28, acordo com o Sindicado dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APubh), referente à greve dos servidores docentes no ano de 2016. O professor Carlos Barreira Martinez, presidente, assinou o termo em nome da entidade.

O documento define a compensação dos dias não trabalhados, com reposição integral das atividades acadêmicas e administrativas, “relativas ao segundo semestre de 2016, de acordo com a readequação do calendário acadêmico, aprovado em reunião do Conselho Universitário realizada no dia 13 de dezembro de 2016”.

Ainda segundo o termo, o período para reposição das atividades didáticas estende-se de 19 de dezembro de 2016 a 16 de fevereiro de 2017, “cabendo às congregações das unidades acadêmicas adequar seus calendários locais de acordo com suas necessidades específicas, em consonância com o calendário da Universidade”.

A greve dos docentes foi deflagrada em 16 de novembro, para sinalizar a oposição da categoria à aprovação da PEC 55/16 (PEC 241) – que fixa limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos – e terminou, como previsto, após a última etapa da votação da proposta, ocorrida em segundo turno no Senado, no último dia 13.

Leia o documento na íntegra.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)