Calendário

UFMG coordena testes em Belo Horizonte com vacina contra a dengue

06.12.2016
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan – a primeira no país – começa a ser testada, nesta terça-feira, 6, em Belo Horizonte, em 1.122 voluntários. Sob a coordenação dos professores Mauro Teixeira e Helton Santiago, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, do ICB, a UFMG é responsável pelo recrutamento, vacinação e acompanhamento dos voluntários da pesquisa na capital mineira. Os testes serão conduzidos na região Noroeste da capital, no Centro de Saúde Jardim Montanhês, o único em Minas envolvido no experimento.

Dois terços dos participantes serão vacinados, e o restante receberá placebo. Após a aplicação, os voluntários serão acompanhados durante cinco anos.

As duas primeiras fases de testes buscaram comprovar a segurança do imunizante em humanos e aprimorar a substância. Nessa fase, que inclui Belo Horizonte, a ideia é confirmar a eficácia da vacina contra a infecção. No total, 17 mil pessoas de 2 a 59 anos participarão dos testes, aplicados em 13 cidades brasileiras.

Na UFMG, a pesquisa envolve, além do ICB, pesquisadores da Faculdade de Medicina. A cerimônia de lançamento da terceira fase de testes da vacina está marcada para as 10h, no Centro de Saúde Jardim Montanhês, com presença do diretor do Butantan, Jorge Kalil.
(Com Centro de Comunicção da UFMG)