Calendário

Edital para Curso de Assistência de Enfermagem de Alta e Média Complexidade será publicado no dia 12 de dezembro

No dia 12 de dezembro será publicado o edital para o Curso de Especialização em Assistência em Enfermagem de Média e Alta Complexidade da Escola de Enfermagem da UFMG (CEAEMAC, na modalidade presencial. Serão cinco áreas de concentração: Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica; Enfermagem em Cuidados Paliativos; Enfermagem em Transplantes e Doação de Órgãos e Tecidos; Enfermagem em Estomaterapia e Enfermagem em Terapia Intensiva. Confira abaixo a síntese das áreas de concentração. 

ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA E HEMODINÂMICA
Coordenado pela Prof. Dra. Salete Maria de Fátima Silqueira
Tem como objetivo proporcionar ao enfermeiro condições para aprofundar os seus conhecimentos de forma mais especializada e sistemática formando profissionais na área de cardiologia e hemodinâmica com o aprimoramento de suas competências assistenciais e técnico administrativas. Aborda a semiologia e anatomia cardiovascular, parâmetros clínicos e laboratoriais para a assistência do paciente cardíaco. Discute as medidas de prevenção e controle para das doenças cardiovasculares, detecção e prognóstico de risco cardiovascular. Discute o cuidado humano ao paciente com distúrbios cardiovasculares em unidades de internação, unidades coronarianas, hemodinâmica e unidades de tratamento intensivo; fisiopatologia do sistema cardiovascular, principais acometimentos cardíacos; atendimento a parada cardiorrespiratória segundo a ACLS; drogas vasoativas; vasoativas e outras, estudos eletrofisiográficos, eletrocardiograma; principais arritmias; monitorização à beira do leito; pós-operatório de cirurgia cardíaca e cuidados complementares em cirurgias cardíacas e procedimentos hemodinâmicos.

ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
Coordenado pela Prof. Dra Aidé Ferreira Ferraz
Tem como objetivo capacitar enfermeiros para cuidar de pessoas que apresentam sinais e sintomas próprios de doenças crônicas, incuráveis com risco iminente de complicações e morte, que necessitem de cuidados paliativos, considerando os aspectos físicos, emocionais, sócio-culturais, humanísticos e ético-legais. Aborda a evolução histórica dos cuidados paliativos no mundo e no Brasil, bem como a filosofia, conceitos e princípios, e indicação nas diferentes etapas da vida. Discute aspectos éticos e bioéticos nos cuidados paliativos e em tanatologia. Discorre sobre a avaliação do contexto familiar e a atenção ao cuidador, a comunicação e a espiritualidade em cuidados paliativos e na terminalidade da vida, em todas as modalidades de assistência nessa área.

ENFERMAGEM EM DOAÇÃO E TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS E TECIDOS
Coordenado pela Prof. Dra Selme Silqueira de Matos
Tem como objetivo formar enfermeiros em relação aos aspectos científicos, técnicos, sócio-culturais, humanísticos, psicológicos e ético-legais, que envolvem a Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, procurando assim mostrar a necessidade de uma abordagem holística do paciente. Aborda as bases científicas, os aspectos éticos, organizacionais e as políticas governamentais necessários para atendimento de pessoas. Instrumentaliza o enfermeiro para assistir a clientela que será transplantada no perioperatório com enfoque na multiciplinaridade nos Serviços de transplante.

ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
Coordenado pela Prof. Dra Eline Lima Borges
Tem como objetivo proporcionar ao enfermeiro condições para aprofundar saberes específicos, formando especialistas na área de estomaterapia com o aprimoramento de suas competências assistenciais e técnico administrativas. Aborda as bases científicas, os aspectos organizacionais e as políticas governamentais necessários para atendimento de pessoas estomizadas, o desenvolvimento de serviços e programas para atendimento a essas pessoas e elaboração de protocolos. Instrumentaliza o enfermeiro para assistir essa clientela com enfoque nos aspectos técnicos e administrativos dos Serviços de Estomaterapia, sistema de referência e contra-referência. Aborda a anatomia e fisiologia dos aparelhos respiratório, digestório e urinário; aspectos clínico-cirúrgicos das doenças relacionadas aos estomas intestinais e urinários; procedimentos diagnósticos endoscópico, radiológico e cirúrgico; sistematização da assistência de enfermagem à pessoa com estoma no peroperatório. Discute os instrumentos de registro; avaliação do paciente no autocuidado; o preparo do cuidador para o cuidar; as complicações precoces e tardias dos estomas; a sexualidade e imagem corporal da pessoa com estoma. E no segundo bloco aborda Discute a elaboração de protocolos de prevenção e tratamento de feridas agudas e crônicas. Instrumentaliza o enfermeiro a assistir os indivíduos com fístula e lesão cutânea de diversas etiologias. Aborda terapia tópica para feridas; tratamentos adjuvantes; escalas de monitorização; avaliação e evolução da cicatrização; superfícies de suporte. Discute fatores de crescimento; terapia nutricional e avaliação nutricional na cicatrização; complicações de pele na presença de fístulas e drenos.

Reconhecido pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCT) e pela Sociedade de Estomaterapia (SOBEST)

ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA
Coordenado pela Prof. Ms Anadias Trajano
Tem como objetivo capacitar o enfermeiro a aplicar os princípios científicos na implementação da assistência em terapia intensiva que atenda as necessidades fisiológicas básicas afetadas. Aborda as bases cientificas, os aspectos éticos, e instrumentaliza o enfermeiro para assistir aos pacientes graves com risco de morte; identifica situações de emergência de forma rápida e eficaz nas ameaças à vida, rapidez na tomada de decisão e torná-lo capaz de desenvolver as atividades gerenciais e assistenciais com competência e habilidade e congregar os conhecimentos adquiridos na prática clinica; promovendo o acolhimento de forma humanizado aos pacientes críticos. Assistir ao paciente em situações críticas e/ou com comprometimento de um ou mais sistemas e Identificar situações de urgência, atuar de forma rápida e eficaz nas ameaças à vida, rapidez na tomada de decisão.

Mais informações na secretaria do Curso pelo email ceeh@enf.ufmg.br ou pelo telefone 3409-8018