Calendário

Trabalho sobre complicações pós-operatórias decorrentes da hipotermia intraoperatória é premiado em simpósio internacional

O trabalho “Complicações pós-operatórias decorrentes da hipotermia intraoperatória: Revisão Integrativa”, parte da pesquisa “Hipotermia Perioperatória”, coordenada pela professora Ana Lúcia De Mattia, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso pela aluna Sheila Maria de Souza Ribeiro, com coorientação da mestranda Nathália Haib Costa Pereira, foi premiado no "II Simpósio Internacional de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização do Hospital Israelita Albert Einsten”. O evento, realizado na cidade de São Paulo, no período de 21 a 22 de novembro de 2016, reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior envolvidos com a área de enfermagem perioperatória.
Fazem parte também do trabalho os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, Fiama Chagas Nunes, Prince Daiane Felizardo Silva Nascimento, Carlos Alberto Henao Periañez e Érica Patrícia Souza Caetano.

14806000392b89bd2fee31740172ccbdf7fe0edefeA mestranda Fiama Nunes apresentou o traballho

De acordo com Fiama Nunes, o trabalho teve como objetivo levantar por meio da literatura as complicações pós-operatórias decorrentes da hipotermia intraoperatória. “Os resultados do estudo apontaram que muitas complicações pós-operatórias estão associadas ao desenvolvimento da hipotermia intraoperatória, como hipoxemia, aumento da pressão arterial sistêmica, aumento da perda sanguínea, diminuição da taxa de recuperação sinusal, demora na recuperação da anestesia, além de desconfortos como tremores, entre outros. O estudo concluiu que conhecer as complicações da hipotermia é importante para que se possa intervir preventivamente e implementar medidas a fim de evitá-las, de forma a garantir maior segurança no processo do cuidado de enfermagem do paciente cirúrgico”, explicou.